Flamengo

Análise: Mesmo invicto e com melhor campanha de sua história, Flamengo termina fase de grupos sem empolgar

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Com a vitória sobre o Sporting Cristal, o Flamengo terminou a fase de grupos na liderança isolada e com a melhor campanha de sua história na Libertadores. Porém, apesar do bom aproveitamento, as atuações da equipe de Paulo Sousa não convenceram a torcida rubro-negra, que mais uma vez vaiou o time na saída do gramado do Maracanã.

+ Pedro comemora gol marcado e vitória sobre Sporting Cristal: “fizemos um bom jogo”

+ Atuações ENM: Flamengo ganha sem brilho, mas Pedro se destaca e Hugo volta a falhar; veja notas

Em seis jogos, o Flamengo ficou invicto e somou 16 pontos: cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota, além de ter marcado 15 gols e ter levado seis. A mesma pontuação do time de Ney Franco em 2007, porém com um maior saldo de gols em relação ao time de 15 anos atrás.

Veja a campanha do Flamengo em 2022:

05/04 – Sporting Cristal 0x2 Flamengo

12/04 – Flamengo 3×1 Talleres

28/04 – Universidad Católica 2×3 Flamengo

04/05 – Talleres 2×2 Flamengo

17/05 – Flamengo 3×0 Universidad Católica

24/05 – Flamengo 2×1 Sporting Cristal

Apesar do alto aproveitamento, os números não se refletem dentro de campo, pelo contrário. Assim como no duelo contra o Goiás no último fim de semana, o Flamengo não conseguiu dominar o limitado Sporting Cristal, mesmo dentro do Maracanã. O time de Paulo Sousa não dá grande sinais de evolução em seis meses de trabalho e não empolga os flamenguistas.

Os jogos contra a Católica, no Chile, e diante do Talleres, na Argentina, escancararam a fragilidade defensiva do time comandado pelo português. Nos dois jogos, a defesa rubro-negra jogou contra a rede em três oportunidades, por exemplo. Além disso, o Rubro-Negro é o time que mais registra falhas individuais entre todas as equipes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Ao mesmo tempo, mesmo com uma média de mais de dois gols por partida, o ataque muitas vezes deixou a desejar. A falta de pontaria em situações claras de gols junto a uma defesa não tão sólida, pode oferecer riscos ao Flamengo no mata-mata da Libertadores, que muitas vezes exige um time fatal e pouco vazado.

Cotado como um dos favoritos da competição e com investimento de campeão, o Rubro-Negro agora aguarda o adversário das oitavas de final. A sexta e última rodada ainda possui jogos nesta quarta-feira (25) e definirá os classificados de cada grupo. Até aqui, o clube carioca possui a melhor campanha da primeira fase, atrás apenas do atual campeão Palmeiras, que possui 18 pontos somados.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

O sorteio para definir os confrontos das oitavas tem data marcada para esta sexta-feira (27), às 13h (de Brasília), em evento na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai. Dois dias depois, no domingo, o Flamengo volta a campo contra o Fluminense, no Maracanã, em duelo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo