Futebol americano

Análise NFL: Buccaneers mostram equilíbrio com defesa agressiva e Tom Brady comandando ataque

Mike Ehrmann/Getty Images)

As expectativas com a temporada do Tampa Bay Buccaneers eram gigantes. Apesar de algumas oscilações, a franquia vem correspondendo e se colocando como uma das candidatas na NFC.

No domingo (18), a vitória contra o Green Bay Packers de Aaron Rodgers por 38 a 10 foi muito impactante. O equilíbrio é o principal fator, já que o ataque e a defesa estão funcionando em sintonia e tendo boas atuações de forma simultânea.

Pressão

Pressão. Essa é a palavra que define o que a defesa fez para neutralizar o talento de Rodgers. O quarterback levou quatro sacks durante o jogo, mais do que os três sofridos durante as outras quatro partidas da temporada.

Com tanta pressão, Rodgers não se sentiu confortável e acabou sofrendo duas interceptações. O efeito dominó deu certo: criar pressão para forçar turnovers. E os erros do camisa 12 foram cruciais para a história do jogo, com Tampa tomando completamente o controle das ações.

Para contextualizar, Rodgers entrou no jogo com 13 touchdowns e nenhuma interceptação na temporada. Já os Bucs são o segundo time que mais usam a blitz, que é a pressão com cinco ou mais jogadores para cima do quarterback, atrás somente do Pittsburgh Steelers, a melhor defesa da temporada em muitos quesitos.

Portanto, o sistema guiado por Todd Bowles cumpriu à risca um dos segredos para neutralizar um grande QB da liga.

Em seis jogos na temporada, a defesa de Tampa sofreu mais que 20 pontos em apenas duas oportunidades. Respectivamente: Saints (34), Panthers (17), Broncos (10), Chargers (31), Bears (20) e Packers (10).

Tom Brady guia o ataque

O ataque não começou a temporada bem. Contra os Saints, não engrenou. Diante os Panthers, ainda inconsistente. Em embate contra o desfalcado Broncos, a evolução já esteve visível, o que se consolidou diante os Chargers e Packers.

Os tight ends começaram a ser mais usados como ponto chave em descidas cruciais. O play-action apareceu com mais eficiência e o jogo terrestre se tornou um grande companheiro a Tom Brady, que já soma 14 touchdowns e apenas 4 interceptações em 2020.

Com Brady encaixado no sistema de Bruce Arians e vindo de duas semanas de alto nível, os Bucs podem sonhar alto. O quarterback de 43 anos tem grandes opções como Mike Evans e Chris Godwin, além da comitiva de TE com Rob Gronkowski, Cameron Brate, O. J. Howard e Tanner Hudson.

O jogo terrestre é produtivo com Ronald Jones, que já soma 472 jardas e três touchdowns na temporada. LeSean McCoy e Leonard Fournette também são opções pelo chão e agregam ainda mais ao sistema com variações.

Green Bay Packers: Aaron Rodgers (16 de 35 passes completados, 160 jardas e 2 interceptações) e Davante Adams (6 recepções e 61 jardas).

Tampa Bay Buccaneers: Tom Brady (17 de 27 passes completados, 166 jardas e 2 touchdowns) e Ronald Jones (22 corridas, 113 jardas e 2 touchdowns).

LEIA TAMBÉM: Brady leva a melhor contra Rodgers e Buccaneers vencem Packers

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo