Futebol americano

Análise NFL: defesa do Dallas Cowboys atrapalha desempenho de Dak Prescott e do ataque

Dallas Cowboys
(Photo by Ronald Martinez/Getty Images)

O Dallas Cowboys está em uma situação desesperadora na temporada da NFL. A franquia do Texas tem um dos melhores ataques da liga de forma geral, mas vive no paradoxo de ter uma das piores defesas em números nas quatro primeiras semanas. Tanta falta de equilíbrio custou três derrotas e apenas uma vitória na arrancada da disputa pelo título de divisão.

Neste domingo (4), o Dallas Cowboys perdeu para o Cleveland Browns por 49 a 38, no AT&T Stadium. O placar expõe todos os lados positivos e negativos de uma equipe que tem potencial de competir com grande parte dos times da NFL, mas também pode perder para qualquer um. Ou seja, a franquia é uma grande roda gigante totalmente imprevisível. 

O ataque é vibrante e espetacular

São 126 pontos até o momento, número que faz o Dallas Cowboys ter o terceiro melhor ataque em pontos conquistados na temporada. Foram 17, 40, 31 e 38 pontos contra Los Angeles Rams, Atlanta Falcons, Seattle Seahawks e Cleveland Browns, respectivamente. É possível concluir que o sistema ofensivo foi abaixo do esperado apenas na semana 1 contra LA.

O brilho do ataque não está apenas nos números. Ezekiel Elliott é um dos melhores running backs da NFL e é o ponto chave para abrir espaço para o play action e screens. Além de ter ótimas atuações individuais, ele constrói o caminho para o playbook ser aberto ao longo do jogo.

Dak Prescott acumula números fantásticos. Contra os Browns, foram 502 jardas lançadas, quatro touchdowns anotados e apenas uma interceptação. Ele mostra resiliência e boa leitura de jogo para comandar o ataque de Dallas, que conta também com uma ótima linha ofensiva.

Para completar, o corpo de recebedores é um dos mais completos da NFL: Amari Cooper une sua capacidade de cumprir rotas e vencer marcações com a velocidade de Michael Gallup e a juventude de CeeDee Lamb, eficiente em big plays como nessa jogada:

Com esse trio, Prescott tem grande variedade para duelar contra qualquer defesa e ter efetividade nos mais diferentes tipos de jogadas. Neste lance, o quarterback achou Cooper em uma janela curtíssima para marcar o segundo touchdown dos Cowboys no jogo:

A defesa está em colapso

Se e o ataque merece elogios, o mesmo não se pode dizer da defesa. Até o momento são 146 pontos tomados, sendo 20 para os Rams, 39 diante os Falcos, 38 contra os Seahawks de Russell Wilson e 49 para os Browns. A média é simplesmente 36,5 pontos cedidos por partida (!!!).

Contra Cleveland, foram absurdos 7,7 jardas terrestres cedidas por tentativa. Com tanta facilidade no jogo pelo chão, Baker Mayfield encontrou caminhos e buracos para executar play actions e achar Odell Beckham Jr. em rotas profundas no fundo do campo.

Teve de tudo contra a perdida defesa dos Cowboys. Jogadas pelo meio, big plays, screens e até uma trick play fantástica em passe de Jarvis Landry para Odell:

O ataque é completo, mas a balança dos Cowboys está pendendo para o elo fraco que se tornou a defesa.

LEIA TAMBÉM: Packers dominam Falcons e garantem quarta vitória seguida em 2020

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo