Futebol americano

Análise NFL: Las Vegas Raiders apresenta plano de jogo eficiente e sonha com playoffs

(Jamie Squire/Getty Images)

Ao começo da temporada da NFL, poucos acreditavam que o Las Vegas Raiders poderia ser um time de playoffs. Após cinco semamas, a equipe comandada por Jon Gruden apresenta não só uma boa campanha, mas também jogos convicentes.

Para evidenciar ainda mais a ótima temporada, os Raiders foram até o Arrowhead Stadium e venceram simplesmente o campeão do Super Bowl, o Kansas City Chiefs, por 40 a 32. Conquistar uma vitória contra Patrick Mahomes e companhia é uma das missões mais complexas da atual NFL.

Agora, são três vitórias e duas derrotas. Mas os resultados positivos devem ser contextualizados, pois não foram contra qualquer tipo de adversário. Além dos Chiefs, os Raiders venceram o New Orleans Saints de Drew Bress; e também o Carolina Panthers, um rival que vem crescendo de produção.

Um ataque montado para potencializar o melhor de cada jogador

Com grande volume em passes curtos e no jogo terrestre, Derek Carr foi recuperando a confiança da temporada que beirou o prêmio de MVP, em 2016. Cada vez mais forte psicologicamente, o quarterback consegue conduzir um ataque com ótimo repertório.

Contra os Chiefs, a proposta foi diferente e ousada: passes verticais foram a tendência, diferentemente de jogadas curtas de outras partidas. Henry Ruggs teve sucesso em big plays e recebeu 118 jardas em duas recepções.

O jogo corrido, conduzido por Josh Jacobs, é uma das grandes armas do sistema. O running back dos Raiders já soma cinco touchdowns corridos, a segunda melhor marca da NFL. Além do mais, tem 377 jardas acumuladas até o momento, também a segunda melhor marca da liga.

Ou seja, o impacto de Jacobs para o funcionamento da engrenagem é evidente. Ele traz conforto para Carr ter descidas mais simples e jogadas de segurança.

O plano de jogo ideal para superar Mahomes

Patrick Mahomes está em um patamar tão alto que às vezes até parece invencível. No entanto, John Gruden foi capaz de montar um plano de jogo capaz de superar o grande jogador da atual NFL.

Para isso, é preciso beirar a perfeição. Mesmo se aproximando da excelência, o camisa 15 quase venceu a partida. Foi apenas por uma posse e restou chances para o atual campeão do Super Bowl.

O plano é claro e evidente, mas não simples de ser executado. O primeiro passo é deixar Mahomes fora de campo, e isso vale para qualquer quarterback de elite, como o Minnesota Vikings buscou fazer contra Russell Wilson. A importância de correr bem com a bola, gastar tempo e ter campanhas consistentes é a base do plano. Sem isso, fica complicado.

E Las Vegas conseguiu controlar bem o relógio. Foram 20 minutos de posse no segundo tempo, uma marca muito expressiva. Com 35 carregadas, 144 jardas e 2 TDs do jogo terrestre, o ataque ficou grande parte do tempo em campo.

Ainda sobre o ataque, a ousadia não pode ser deixada de lado. Mesmo com o jogo terrestre em constante funcionamento, o sistema ofensivo precisa pontuar sem parar. Las Vegas não teve medo de arriscar big plays em momentos cruciais e conseguiu anotar touchdowns de forma explosiva.

https://twitter.com/Raiders/status/1315359178299383808

Jogo terrestre e ousadia para pontuar. Assim, é possível ter chances de vencer os Chiefs.

Mesmo em derrotas, quase sempre Mahomes anota mais de 30 pontos, como foi o caso deste domingo (11). Então, os itens citados acima são fundamentais.

O caso da defesa é mais complicado. Parar o atual campeão do Super Bowl é uma árdua missão. Contra blitz, Mahomes é eficaz em queimá-las. Diante marcação por zonas, ele sempre encontra espaços. Portanto, não há uma fórmula certa para contê-lo. O objetivo é criar pressões e não deixá-lo confortável, como no lance que o QB acabou interceptado:

Portanto, o ideal é lançar pressão com quatro jogadores, sem blitz, deixando o fundo do campo com mais homens para cobrir os espaços onde Mahomes adora explorar. Os Raiders pressionaram com eficiência e concretizaram três sacks no quarterback.

LEIA TAMBÉM: Alex Smith: uma história de milagre e superação na NFL

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo