Grêmio

Análise: O futuro do meio-campo do Grêmio passa por Darlan Mendes

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Na escalação de Grêmio x São José do dia 9 de março de 2019, pelo Gauchão, chamava atenção a novidade no meio campo gremista. Darlan Mendes era o nome, fazendo sua estreia como profissional. Mais de um ano e meio se passou e, apesar de não ser titular ainda, ele já demonstra todas as qualidades e requisitos para ser de fato o herdeiro do meio campo gremista.

Titular nos últimos dois jogos do Grêmio no Brasileirão, o jovem volante foi o destaque de ambas partidas, ditando o ritmo, ajudando no equilíbrio defensivo e na construção do ataque. Com baixa estatura (1,71m) e bastante móvel, o atleta é mais um da “fábrica de volantes” do tricolor, sempre com o estilo de jogo muito parecido. Felipe Endres, ex-técnico do Grêmio sub-23, comentou sobre a formação de atletas para a função.

– A prospecção de atleta, geralmente abaixo do sub-17, é um dos fatores. O Grêmio geralmente enfrenta, principalmente no Gauchão, times que se defendem ocupando muito os espaços. Desse modo, o time precisa sair armando dos volantes. Ou seja, desde a base, principalmente de 2015 pra cá, se trabalha uma metodologia com conceitos e comportamento para atingir isso – disse.

                 

Características de jogo

Darlan Mendes assemelha-se no estilo de jogo aos principais expoentes e revelações gremistas nas últimas temporadas. Inspirado em grandes nomes do futebol mundial, como Xavi e Thiago Alcântara, procura ditar o ritmo da equipe. O atleta é canhoto e vem atuando um pouco mais pela faixa direita do meio campo.

Mapa de calor de Darlan Mendes no Brasileirão 2020 – SofaScore

Procura sempre se apresentar para o jogo com o perfilamento corporal ajustado para a melhor alternativa, toques rápidos e giro sobre o próprio eixo, para enganar o adversário. Joga no espaço-tempo, para dominar os locais. Entretanto, é um pouco mais defensivo que Matheus Henrique, por exemplo, o que pode ajudar a trazer novas alternativas ao tricolor.

Mapa de calor de Matheus Henrique no Brasileirão 2020 – SofaScore

As estatísticas demonstram isso. Segundo dados do SofaScore, Darlan é o atleta que tem a melhor média de acerto de passes por jogo no Grêmio no Brasileirão (95%). Além disso, procura usar a inteligência e o bom físico para ajudar na fase ofensiva. Um exemplo é o gol marcado contra o Bahia, seu primeiro como profissional, quando ocupou o espaço aberto na ponta esquerda quando Éverton fez a diagonal, trazendo os marcadores para si. O volante então infiltrou e acertou um belo chute.

Gremista e confiança de Renato Portaluppi

Outro perfil que chama atenção é da competitividade. Tendo sido capitão várias vezes na base, Darlan Mendes é um atleta que traz consigo a história do clube, devido ao fato de ser gremista desde pequeno. Desse modo, atleta que tinha o sonho de jogar pelo clube e agora vem realizando seu sonho. Felipe Endres ressaltou essa característica.

– É o grande diferencial dele, tem o perfil do Grêmio. Desde que eu conheci ele sempre o defini como gremista. É um cara que luta até fim, tem o espírito imortal, traz o passado do clube com ele e é o presente e o futuro em termos técnicos em de que querer ter a bola – enfatizou.

Renato Portaluppi destacou o seu trabalho com a base gremista, citando Darlan como o exemplo mais recente.

– É mais um garoto da base, uma joia nossa. Temos vários garotos. O trabalho é muito importante em qualquer clube. Temos revelado vários, é o que sustenta o clube. O Grêmio revela, forma e vende. Isso é o trabalho que temos feito com a base há quatro anos – afirmou.

Com nova lesão de Maicon, especula-se que Darlan possa cada vez mais ganhar chances no tricolor e, consequentemente, evoluir cada vez mais seu futebol.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo