Basquete

Análise: Phoenix Suns é favorito contra o Los Angeles Clippers na decisão da Conferência Oeste

Clippers x Suns

Na tarde deste domingo (20), a bola sobe para o primeiro jogo da decisão da Conferência Oeste entre Phoenix Suns e Los Angeles Clippers. Sem suas duas grandes estrelas – Kawhi Leonard fora dos dois primeiros jogos devido uma lesão no joelho e Chris Paul testou positivo para COVID-19 na última semana e ainda não tem uma previsão para volta – a série promete em emoção até o fim.

Numa final inédita e surpreendente, Clippers e Suns brigam pelo título inédito da Liga. A equipe de Los Angeles chega a decisão da NBA pela primeira vez em sua história. Já a franquia do Arizona tenta voltar as finais após 29 anos, quando em 1992 perdeu o título para o Chicago Bulls de Michael Jordan por 4×2.

Clippers x Suns
Créditos: Jim Ruymen via Imago Images

A coletividade do Phoenix Suns pode ser chave na decisão

Os Suns tiveram uma temporada regular bem acima da média, sofrendo pouco com lesões e com casos de Covid-19 no elenco, a equipe se mostrou bem consistente e jogando bem contra todos os candidatos ao título durante o ano e terminou a fase classificatória na segunda colocação da tabela com 51 vitórias e 21 derrotas, ficando atrás apenas por uma vitória do líder Utah Jazz. E passou pelos Lakers numa grande série vencida por 4×2 e na semifinal, passou pelo Denver Nuggets numa varrida por 4×0, sem grandes dificuldades.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A ausência de Chris Paul para o primeiro jogo da decisão pode ser crucial, porém, seu reserva imediato Cameron Payne tem se apresentado bem quando acionado e terá a missão de ser o distribuidor de assistências para seus companheiros no jogo 1. Devin Booker será o gatilho ofensivo e terá mais do que de costume a bola em suas mãos na primeira partida na arena Talking Stick Resort. Na questão dos rebotes, a equipe de Phoenix pode ter DeAndre Ayton se sobressaindo, pois, os Clippers estão jogando num small ball nesses playoffs, com Nicolas Batum na posição 5.

Los Angeles Clippers com moral para a final

Após uma temporada regular tranquila, a equipe de Los Angeles terminou a fase classificatória na quarta colocação com 47 vitórias e 25 derrotas, mesma campanha do terceiro colocado Denver Nuggets, porém, ficou na frente devido aos confrontos diretos. Comandados por Kawhi Leonard e Paul George, os Clippers passaram pelo Dallas Mavericks na primeira rodada numa série vencida por 4×3. Na semifinal da Conferência, a equipe do técnico Ty Lue, passou pelo favorito Utah Jazz, vencendo por 4×2 e chega se mostrando faminto pelo título.

A maior preocupação do Los Angeles Clippers para a decisão, é a ausência de Kawhi Leonard. O franchise player da equipe sequer viajou para Phoenix – onde o time joga os dois primeiros jogos das finais – para continuar a recuperação da contusão no joelho sofrido durante a série contra os Jazz. O seu substituto será o jovem Terance Mann, que não sentiu a pressão de uma decisão e jogou demais no jogo 6 da semifinal, sendo o maior responsável pela classificação para a decisão. O time tem jogado com uma formação mais baixa e dado prioridade numa escalação onde permita uma troca de passes mais rápida e com o time mais espaçado para os chutes do perímetro, por isso a escolha do francês Nicolas Batum na posição de pivô.

Quem é o favorito?

Pelo menos para o jogo 1, a final não contará com os dois principais jogadores do confronto, Chris Paul e Kawhi Leonard. Então a decisão ganhará em equilibro. O Phoenix Suns teve uma temporada regular mais sólida e vem tendo um playoff com menos jogos do que seu adversário, já que eliminou os Lakers em seis jogos e varreu os Nuggets no último domingo (13), tendo mais tempo para descanso. Já o Los Angeles Clippers se mostrou muitas vezes mais inconsistente e nos playoffs tem tido que suar muito mais a camisa para conseguir suas classificações, e como teve apenas um dia para descanso antes da final da Conferência Oeste, o Phoenix Suns é favorito.

Agenda

Jogo 1: Domingo (20/06), 16h30 – Phoenix Sunsx Los Angeles Clippers
Jogo 2: Terça (22/06), 22h – Phoenix Suns x Los Angeles Clippers
Jogo 3: Quinta (24/06), 22h – Los Angeles Clippers x Phoenix Suns
Jogo 4: Sábado (26/06), 22h – Los Angeles Clippers x Phoenix Suns
Jogo 5: Segunda (28/06), 22h – Phoenix Suns x Los Angeles Clippers (se necessário)
Jogo 6: Quarta (30/06), 22h – Los Angeles Clippers x Phoenix Suns (se necessário)
Jogo 7: Sexta (02/07), 22h – Phoenix Sunsx Los Angeles Clippers (se necessário)

+Bradley Beal é mais um jogador da NBA que se compromete a disputar as Olimpíadas de Tóquio

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo