São Paulo

Atual campeão e invicto há seis meses: Como joga o Sporting Cristal, adversário do São Paulo na Libertadores

Sporting Cristal, rival do São Paulo na Libertadores 2021
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (19), o São Paulo encara o Sporting Cristal-PER, na partida de estreia da Copa Libertadores 2021. Com uma invencibilidade que já dura seis meses, a equipe peruana foi a última campeã nacional e também lidera a edição da nova temporada. Veja a análise do Esporte News Mundo sobre como joga o Sporting Cristal, adversário do Tricolor no Grupo E da Libertadores.

Às 21h30 (de Brasília) desta terça, o São Paulo encara o Sporting Cristal, no Peru, pela primeira partida da Libertadores 2021. Contra o time peruano, o Tricolor entrará em campo tentando reverter o ‘azar’ como debutante, isso porque não vence desde 2010 em estreias da Liberta. No Grupo E, além do Cristal, a equipe brasileira terá a companhia de Racing-ARG e Rentistas-URU.

ATUAL CAMPEÃO PERUANO

Sporting Cristal, último campeão peruano
O Sporting Cristal venceu cinco dos últimos dez campeonatos nacionais. Foto: Reprodução

O Sporting Cristal se classificou diretamente para a fase de grupos da Libertadores 2021 após ser campeão da última edição do Campeonato Peruano. Em seu país, inclusive, é o terceiro maior vencedor da história do campeonato nacional e dominou a última década, com cinco títulos conquistados.

Na temporada que acabou em dezembro, o Cristal consagrou-se campeão após superar o Universitario. Na campanha vitoriosa fez 33 jogos, com 19 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas. Também teve o melhor ataque do torneio, com 68 gols anotados.

SEIS MESES INVICTO

Ao final da campanha que levou ao título, o Sporting Cristal engatou uma sequência invicta que dura até a atual temporada. A equipe não perde uma partida, com bola rolando, há 6 meses.

A última derrota dos peruanos foi em outubro de 2020 e desde então, são 21 jogos de invencibilidade – 16 vitórias, 5 empates, 49 gols marcados e 19 sofridos.

Neste início de temporada em 2021 já fez quatro jogos pelo campeonato nacional e venceu os quatro com autoridade, marcando 11 gols e sofrendo apenas um. Além disso, tem a maior média de posse de bola do torneio (64,3%), maior número de finalizações por jogo (13,3) e maior número de passes certos por partida (433).

COMO JOGA O SPORTING CRISTAL?

A boa fase do Sporting Cristal pode ser explicada pelo estilo de jogo da equipe. Comandados pelo técnico Roberto Mosquera – atual bicampeão peruano -, o Cristal tem um time ofensivo, que gosta ter a bola e se apoia em um esquema com três atacantes. Outro destaque vai para os ataques pelos lados do campo com os pontas e laterais, auxiliados pela boa chegada dos meias.

O ESQUEMA

A equipe peruana atua no tradicional esquema 4-3-3, no entanto, com variações quando ataca e defende. O Cristal gosta de ter a bola, por isso, será um duelo interessante com o São Paulo, que também prefere atuar com a posse a seu favor. Os destaques do Sporting Cristal ficam por dois trios: o de atacantes e o de meias.

Escalação do Sporting Cristal
A equipe peruana deve escalar o tradicional 4-3-3 diante do São Paulo.

Atacando, o time prioriza a posse da bola, com aproximação dos meias e atacantes. Para abrir espaço na defesa adversária, os pontas são bastante explorados, sendo ajudados pelas subidas dos laterais, que quase sempre são acionados no campo ofensivo para criar superioridade numérica. Tanto os alas quanto os zagueiros pelos lados do Tricolor precisarão de atenção redobrada.

Na defesa, os meias e zagueiros tem papel fundamental, pois aproximam as linhas e diminuem os espaço do rival que ataca, aumentando as chances de roubar a bola. O problema são as laterais que, por conta das subidas constantes ao ataque, tem dificuldade no retorno, deixando os lados do campo desguarnecidos.

TRIO DE ATAQUE

Formado por Corozo, Ávila e Marcos Riquelme, o atual trio de ataque pode dar muitas dores de cabeça ao setor defensivo do Tricolor. Com os 68 gols anotados na última temporada, a equipe mostrou como se lança ao ataque, ou seja, o São Paulo pode esperar uma equipe ofensiva para a partida de estreia.

COROZO

Corozo, atacante do Cristal
Washington Corozo deve ser um dos destaques desta Libertadores. Foto: ClubSCristal

O ponta Washington Corozo é o jogador mais talentoso da equipe e deve ter a sua temporada de maior destaque com a camisa do Cristal. Com apenas 22 anos, foi o atleta com mais assistências no último Campeonato Peruano e deve dar trabalho aos alas do São Paulo. Suas características são a velocidade e o drible.

Corozo já é observado por equipes europeias – o PSV, da Holanda, foi uma delas -, e deve permanecer no Sporting Cristal até o final da sua participação nesta Libertadores.

MARCOS RIQUELME

Marcos Riquelme, reforço do Sporting Cristal para a Libertadores
Em 2020, Riquelme fez 26 gols em 30 jogos defendendo o Bolívar-BOL. Foto: ClubSCristal

O centroavante Marcos Riquelme é o grande reforço do Sporting Cristal para a temporada de 2021. Após ótima passagem pelo Bolívar-BOL, o argentino foi contratado para a vaga do compatriota Emanuel Herrera, goleador máximo da liga peruana no último ano, que se transferiu para o Argentino Juniors.

Riquelme começou bem na equipe peruana, com dois gols em dois jogos pelo novo clube – o atacante é primo de Juan Román Riquelme, ídolo do futebol argentino.

IRVEN ÁVILA

Em termos de Libertadores, Ávila é um dos mais experientes do elenco. Foto: ClubSCristal

Irven Ávlia é o jogador com mais gols (7) e assistências (6) do elenco na história Libertadores. O ponta direita de 30 anos também tem a velocidade como uma de suas principais características e já soma duas assistências em quatro jogos nesta temporada.

MEIO CAMPO SÓLIDO E VERSÁTIL

Da esquerda para a direita: Távara, Calcaterra e Gonzáles, o meio campo do Sporting Cristal. Foto: Reprodução

Diante do Tricolor, o Sporting Cristal deve escalar o seu meio-campo versátil, que é o grande termômetro da equipe, isso porque, se o meio está bem na partida, os peruanos tendem a ser muito perigosos. Por conta da formação, é o setor do campo que mais trabalha durante os jogos.

O primeiro escalado deve ser Távara, volante marcador de 22 anos e cria da base do Cristal. O segundo atleta no meio-campo é o ídolo da equipe: Horacio Calcaterra, melhor jogador do Campeonato Peruano do ano passado. No clube desde 2012, Calcaterra é o ponto de equilíbrio entre ataque e defesa, sendo primordial no esquema da equipe pela sua característica box-to-box, de ‘área à área’.

O terceiro e último elemento do meio-campo é Christofer Gonzáles, o meia atacante do time. Suas aproximações com Corozo, pelo lado esquerdo, podem oferecer perigo ao Tricolor Paulista – Gonzáles marcou duas vezes em quatro partidas nesta temporada.

TABU DOS DOIS LADOS

As duas equipes vivem um tabu em suas estreias na Libertadores. O São Paulo foi derrotado em todas as últimas quatro estreias na competição, já o Sporting Cristal não vence há cinco debutes – com três empates e duas derrotas. A última vitória de cada equipe na primeira partida aconteceu em 2010 e 2005, respectivamente.

Provável São Paulo: Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Dani Alves, Luan, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Reinaldo; Luciano e Pablo.

Provável Sporting Cristal: Solís; Johan Madrid, Omar Merlo, Alejandro González, Nilson Loyola; Calcaterra, Christofer Gonzáles (Hohberg), Távara; Washington Corozo, Irven Ávila e Marcos Riquelme.

Em promessa de jogo ofensivo, São Paulo e Sporting Cristal se enfrentam nesta terça, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Lima, no Peru, pelo Grupo E da Libertadores.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo