Grêmio

Análise: Vanderson é a boa notícia do Grêmio em meio a questionamentos

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

No dia 27 de dezembro de 2020, em partida válida pelo Brasileirão, um jovem lateral-direito vindo da base entrava com o time titular após o técnico Renato Portaluppi preservar Victor Ferraz e não contar com o até então atleta gremista Orejuela. Vanderson, de 19 anos, fazia sua estreia oficial no profisional e começava a virar a boa notícia da equipe em uma temporada cheia de questionamentos.

Para o torcedor gremista que acompanha o futebol das categorias de base mais de perto, já sabia das qualidades técnicas do jogador. O atleta chegou ao Grêmio em 2018 e foi evoluindo gradativamente, sendo um dos destaques da equipe vice-campeã da Copa São Paulo de Futebol Junior em janeiro de 2020. O jogador então foi para o grupo de transição, onde virou titular absoluto e colecionou convocações para a seleção brasileira sub-20. Em relato ao GZH, Kevin Kriger, diretor da equipe de transição do Grêmio, salientou suas qualidades.

— O Vanderson é um lateral ofensivo de alto nível técnico, inteligência e entendimento do jogo ofensivo muito bom. Ele tem muita facilidade de chegar no terço final do campo e participar de jogadas, com ótimo cruzamento. Tem a capacidade de realizar jogo de construção pela zona central do campo também — disse.

Vanderson ou Victor Ferraz?

Apesar da pouca idade, Vanderson chegou ao profissional e tem entregado boas atuações. Embora ainda tenha que trabalhar alguns conceitos defensivos, o seu desempenho, mesmo que com um escopo menor, é superior ao de Victor Ferraz. Com a capacidade de entregar dois movimentos distintos com grande qualidade, a de lateral construtor ao atuar mais por dentro e de lateral apoiador, ao fazer a corrida a linha de fundo, o time ganha mais variação tática e diversificação ofensiva.

Se o concorrente do jovem lateral-direto conta com a experiência e a confiança do técnico Renato Portaluppi, Vanderson vem entregando mais do que Victor Ferraz, tanto que ganhou a vaga para a final contra o Palmeiras. Vanderson ganha na estatística de dribles por jogo, lançamentos certeiros, interceptações, posse de bola ganha e duelos ganhos. Em estatística sobre participação direta de gols, ambos empatam, pois Vanderson marcou um gol na temporada além de uma assistência, já Ferraz deu duas assistências.

Com uma multa recisória de 50 milhões de euros e contrato até 2024, Vanderson tem todos requisitos para ser o dono da lateral direita do Grêmio na próxima temporada. O jogador, além do retorno técnico evidente que pode entregar em relação ao seu concorrente, ainda pode dar o tão desejado retorno financeiro. O tricolor gaúcho detém 50% de direitos de atleta, mas tem a opção de comprar mais 20% do jogador junto ao Rio Branco de Americana, seu clube anterior.

Confira a média por jogo de Vanderson e Victor Ferraz

  • Passes decisivos: 1,8 x 0,8;
  • Lançamentos certeiros: 0,8 x 1,3;
  • Cruzamentos precisos: 0,6 x 0,5;
  • Interceptações: 1,4 x 0,8;
  • Posse de bola ganha: 0,2 x 0,1;
  • Cortes por jogo: 1,8 x 1,2;
  • Dribles bem sucedidos: 1,2 x 0,6;
  • Disputas de bola vencidas: 4,6 x 3,5;
  • Duelos no chão ganhos: 3,8 x 2,8;
  • Disputas aéreas vencidas: 0,8 x 0,8.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo