Campeonato Brasileiro

Análise: Veja como joga Vinícius Zanocelo, reforço do Santos

Meio-campista interessa ao Santos
Vinícius Zanocelo sempre foi convocado para as categorias de base da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Médio de 1.85, 20 anos, que já atuou por Ferroviária, Ponte Preta e pelas categorias de base da seleção brasileira. Trata-se de uma jovem e grata promessa do futebol brasileiro que, obviamente, precisa ser lapidada. Potencial tem de sobra.

Vinicius Zanocelo é um ritmista, distribuidor, atua majoritariamente numa faixa central do campo, por mais que tenha até um mapa de calor bem vasto.

O Santos tem problemas no meio de campo nesse início de temporada, na verdade é um problema antigo, que com a lesão de Sandry e a saída de Diego Pituca somente se agravou. No entanto, este problema vem sendo atenuado em jogos recentes, mas que ainda precisa de uma atenção maior, até pelo estilo de jogo de Fernando Diniz, extremamente propositivo. Veja no vídeo abaixo.

Para exercer essa estratégia com eficácia precisa-se de bons passadores. Vinicius se encaixa nesse perfil. A título de ilustração, Fernando Diniz tem como um dos seus mecanismos de construção a saída de bola sustentada. Esta consiste em vários jogadores do Peixe no campo de defesa, próximos, com o intuito de subir as linhas do adversário, para somente nesse momento transacionar com velocidade para pegar estas linhas mais expostas.

Nesse aspecto, precisa-se de bons passadores para a troca de passes ocorrer da melhor forma possível. Zanocelo, a depender do esquema escolhido pelo treinador pode atuar nas três posições do meio de campo. No mínimo, quantificará e qualificará ainda mais o enxuto plantel do Peixe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo