Campeonato Carioca

Analista de desempenho da Portuguesa comemora a campanha inédita: ‘Conheço o clube desde a época de atleta’

Foto: Nathan Diniz/Portuguesa

A temporada de 2021 começou com o pé direito no time da Ilha do Governador. Pela primeira vez em seus 96 anos de história, a Portuguesa se classificou para as semifinais do Campeonato Carioca. A equipe também já conseguiu, faltando uma rodada para o fim da fase regular, igualar e passar a sua melhor campanha no estadual do Rio, feita há 45 anos.

Um trabalho feito por muitos profissionais responsáveis com desempenho da Lusa, do presidente Marcelo Barros que vem reestruturando o clube passando pelo trabalho do técnico Felipe Surian, à beira do campo e até aqueles não são vistos como o do auxiliar e analista de desempenho Marcus Menezes.

O cargo que o carioca de 38 anos, hoje, exerce é de suma importância para o sucesso de um clube nas competições que vai disputar e no planejamento da temporada.

-Atualmente, o analista é fundamental para qualquer trabalho que preze a excelência, alto nível e profissional. Toda comissão de clubes médios e grandes tem pelo menos dois a três analistas de desempenho compondo a comissão técnica.  – explicou Marcus.

Com 13 anos de profissão é a segunda passagem dele pela Portuguesa, a primeira Marcus ficou três anos e retornou à Lusa em fevereiro de 2021. Ele também ressaltou as multi funções exercidas pelo analista em um dia-a-dia, sendo muitas vezes, um profissional que realiza trabalhos dentro e fora de campo.  

-O analista tem algumas funções, como: Análise de atletas de forma individual; Análise de treinos de forma individual e coletiva; Análise de jogos de jogos de forma individual e coletiva; Análise dos adversários; Compra e venda de atletas para clubes e empresários; Detecção de talentos. Minha função está na análise dos treinos, jogos da nossa equipe e adversários através da filmagem nossa e vídeos dos jogos dos adversários.

Foto: Nathan Diniz/Portuguesa

Melhor defesa e sucesso diante dos grandes

Nesse estadual, a Portuguesa, nos quatro jogos contra os quatro grandes, venceu o Fluminense (0x3) e Vasco (0x1) e empatou com Flamengo (2×2) e Botafogo (1×1). Além disso, tem a melhor defesa do torneio com apenas seis gols sofridos. E para o analista de desempenho as informações passadas para a comissão técnica para o Felipe Surian contribuiu muito para o sucesso do trabalho: 

– Acredito que tenho contribuído com informações para que a comissão possa planejar os treinos e preparar a equipe para enfrentar as equipes adversárias com maiores informações e detalhes e também tenho ganhou confiança da comissão para sugestões durante e no intervalo dos jogos. 

Com uma relação boa com a Lusa desde a época de atleta, Marcus enxerga também uma grande evolução na mentalidade na diretoria, que vem reerguendo o clube.  

– Conheço o clube desde a época de atleta. Fui estagiário do atual presidente (Marcelo Barros) quando ele ainda era treinador na outra gestão. Em 2011, quando João do Rêgo venceu, fui convidado para assumir a categoria Sub 13 e desde então, o clube vem passando por uma revolução administrativa. Mesmo com todas as dificuldades financeiras da modalidade e no estado, a atual gestão conseguiu o acesso e assim, foi aos poucos, modernizando a estrutura física do clube e qualificando o quadro de profissionais (atletas e comissão). 

O analista também destacou a integração dos departamentos do clube, tendo assim, um plano de trabalho completo e eficaz no desempenho final, no campo.  

-Outro ponto que destaco é a gestão profissional e de alta qualidade do Gerente de Futebol, Marco Antônio, que contribuiu de forma decisiva para que tivéssemos um trabalho integrado no departamento de futebol com departamentos médico e uma comissão técnica completa e de alto nível (nutricionista, fisiologista, roupeiro, massagista, enfermeiro, analista de desempenho, preparador físico e goleiro, auxiliar técnico e treinador). 

Dentro e fora de campo

Por último, mas não menos importante, Marcus falou sobre o trabalho dos atletas dentro de campo e do técnico, Felipe Suriam,  

-Foi feito um pacto e estamos focados nele. Tem muita qualidade do trabalho da comissão, liderada pelo Felipe Suriam e com atletas experientes e qualificados. O sucesso do trabalho esse ano é um resultado de um processo que não começou agora e ainda está em curso para algo ainda maior. Vamos fazer história. 

Junto com Flamengo, Fluminense e Volta Redonda, a Lusa jogará as semifinais do Carioca. Os confrontos ainda não foram definidos pois ainda resta uma rodada para ser disputada. 

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo