Outro lado

Andrade se posiciona após Marcão sofrer ataques por declaração contra ausências de treinadores negros na Série A

Andrade foi eleito o melhor treinador brasileiro em 2009 - Foto: Reprodução

No ultimo sábado (2), o treinador Marcão do Fluminense concedeu uma entrevista em que reclamou da ausências de outros comandantes negros nos times da Série A, do Campeonato Brasileiro. Após a declaração diversos ‘haters’ na internet (odiadores – na tradução literal em português) começaram a atacá-lo pelo seu posicionamento.

                 

Nesta tarde de terça-feira, Jorge Luís Andrade da Silva, ou só Andrade, campeão Brasileiro com o Flamengo em 2009, se manifestou através das suas redes sociais se solidarizando com o comandante do Fluminense.

– Queria me solidarizar aos ataques que você começou a sofrer por seu questionamento e posicionamento corretos: mimimi, lacração, etc. Isso só confirma o quanto precisamos progredir enquanto sociedade.

O treinador que está sem treinar um clube desde 2017, quando dirigiu o Petrolina, na Segunda Divisão Campeonato Pernambucano, continuou a sua postagem citando a estatística de que 54% da população brasileira é negra e que dos 20 clubes que hoje disputam a Série A, só um é dirigido por um treinador afrodescendente.

Após fazer um questionamento se a ausência de treinadores negros dirigindo times na principal divisão do Campeonato Brasileiro, Andrade citou a música Ismália, do campositor Emicida.

– É o que Emicida canta: “de quem tem tudo, menos cor, onde a cor importa demais”. Nós sabemos o quanto importa!

Lomba, como é carinhosamente conhecido, ainda incluiu uma foto dele quando recebeu o prêmio de melhor treinador do futebol brasileiro em 2009, para desejar sorte para o Marcão no comando do Fluminense.

– Ah! A segunda foto é da minha premiação por melhor técnico em 2009. Espero que tenha lugar na sua prateleira, porque acredito que daqui a pouco será seu, será você!  

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Confira a declaração na integra:

“Querido Marcão,

Primeiramente, gostaria de agradecer sua lembrança a minha pessoa na entrevista à Folha de São Paulo. Obrigado!⠀

Depois queria me solidarizar aos ataques que você começou a sofrer por seu questionamento e posicionamento corretos: mimimi, lacração, etc. Isso só confirma o quanto precisamos progredir enquanto sociedade. ⁣

Por último, mas não menos importante, saiba que torço pelo seu sucesso e pra você ter o seu devido reconhecimento como técnico (principalmente na frente do clube que te abraçou). ⁣⠀

Enquanto isso, trabalhemos para diminuir a discriminação racial real que infelizmente temos em nosso país: 54% da população brasileira é negra, 20 clubes na Série A com um único técnico negro (sendo você, Marcão) e a justificativa é competência? ⁣

É o que Emicida canta: “de quem tem tudo, menos cor, onde a cor importa demais”. Nós sabemos o quanto importa!⠀

Ah! A segunda foto é da minha premiação por melhor técnico em 2009. Espero que tenha lugar na sua prateleira, porque acredito que daqui a pouco será seu, será você! “

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo