Corinthians

Aniversariante do dia, Raul Gustavo se destaca em primeiras chances como titular após superar drama familiar e punição

Raul Gustavo treinando no CT Joaquim Grava

Completando 22 anos de idade nesta terça-feira (20), o zagueiro Raul Gustavo tem muitos motivos para comemorar a data. O defensor fez seu terceiro jogo entre os profissionais do Corinthians no último domingo (18), na vitória por 2 a 0 sobre o Ituano, sendo o seu segundo duelo entrando como titular e se destacando em ambas as atuações.

Mesmo em processo de amadurecimento e adaptação, o jovem mostrou muita disposição física e bom posicionamento defensivo quando exigido pelos atacantes adversários. Ainda, na fase ofensiva, arriscou lançamentos e demonstrou ter bom passe e atitude para iniciar as jogadas desde o campo defensivo com passes verticais, como o visto na construção do primeiro gol corinthiano contra a equipe de Itu.

Canhoto, o zagueiro também já “quebrou o galho” do técnico Vagner Mancini ao atuar como lateral esquerdo em sua estreia no time de cima, pelo Brasileirão de 2020, contra o Bahia, e dá mostras de que pode dar frutos ao Timão tanto esportivamente quanto financeiramente.

Caminhada até aqui

Quem vê o Raul Gustavo tendo boas atuações em seus primeiros jogos pelo Alvinegro paulista como atleta profissional, por muitas vezes, não imagina o tamanho do caminho percorrido pelo jogador até as primeiras oportunidades virem.

Nascido em  Pedro Leopoldo, Minas Gerais, o zagueiro chegou ao “Terrão corinthiano” em 2019 para integrar o time sub-20 depois de passar pelas equipes de base do Atlético-MG, Serranense-MG e Dynamo de Zagreb, da Croácia. Como titular, o defensor integrou o elenco que se classificou até a semifinal do Campeonato Brasileiro da categoria e teve a chance de chegar a uma final nacional em seu primeiro ano de clube, porém, o jovem acabou tendo uma decepção dupla.

Eliminado pelo Flamengo, Raul acabou ficando marcado por um episódio lamentável ao final da partida de volta do confronto. Em meio a uma confusão entre os jogadores corinthianos e flamenguistas, o zagueiro acertou um soco em Hugo Souza, atual goleiro do time carioca. Denunciado pelo STJD, o defensor foi suspenso por dez confrontos.

Em 2020, estourou a idade da categoria sub-20 e foi integrado ao time de aspirantes do Timão. Para ganhar rodagem, durante a pausa do Paulistão por conta da pandemia da Covid-19, foi emprestado à Inter de Limeira, podendo jogar por se tratar de uma competição estadual, e após o duelo entre sua equipe e o Oeste na Neo Química Arena, válida pela reta final do campeonato estadual, recebeu uma notícia que infelizmente marcou sua vida.

Perda da irmã

Ainda no ônibus retornando para o interior de São Paulo, Raul Gustavo soube que sua irmã por parte de mãe, Fabíola Cristina, de apenas 25 anos, havia falecido em decorrência de um acidente de carro. Por conta da proximidade entre eles, o incidente abalou Raul, que hoje utiliza em todos os jogos em que é relacionado uma camisa em que estão juntos, levando a irmã consigo como uma espécie de amuleto.

Camisa utilizada por Raul Gustavo em todos jogos com homenagem à irmã – Foto: Reprodução/CorinthiansTV

Depois da passagem pela equipe de Limeira, o zagueiro voltou ao Corinthians em setembro de 2020 e começou a treinar entre os profissionais, porém, teve que aguardar o cumprimento da punição de 10 jogos para estar apto a ser relacionado, algo que atrasou sua estreia para 2021.

Agora, com o rodízio feito por Mancini para dar chances a todos os jogadores que compõem o elenco e a política do clube de reduzir gasto contratando menos e dando mais oportunidades aos jovens recém-promovidos ao time principal, Raul tem a chance de se consolidar na equipe, caso continue tendo boas atuações nas oportunidades que surgirem.

Recentemente, o zagueiro, que possuía vínculo com o Timão até o final deste ano, acertou a renovação de seu contrato até dezembro de 2024. Nesta última segunda-feira (19), por meio de sua assessoria, o jogador agradeceu as primeiras oportunidades fornecidas por Mancini e declarou que “esse é apenas o começo”.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo