Grêmio

Antes e depois da parada por Coronavírus: Um Raio-X do Grêmio no ano

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Estamos vivendo um ano atípico não só nas nossas vidas, mas no futebol. Quando as competições foram canceladas em março, sem previsão ao certo de retorno, muitas dúvidas começaram a surgir sobre o desempenho das equipes no restante de 2020.

                 

Essa parada, causou um grande impacto financeiro nos clubes e físico e tático nos clubes. Em meio a demissões e ajustes de salários em todos os setores, os times voltaram as competições e suas rotinas de treinos e jogos. Com o Grêmio não foi diferente, voltando após mais de 100 dias, sem jogos oficiais, logo em um clássico Gre-Nal disputado no dia 22 de julho.

O GRÊMIO ANTES DA PANDEMIA

O ano de 2020 do Grêmio começou com a disputa do Campeonato Gaúcho e Libertadores, onde foi descoberto no sorteio, que teria o primeiro Gre-Nal da história da competição. O Tricolor Gaúcho foi ao mercado e se reforçou com nomes como o goleiro Vanderlei, os laterais Caio Henrique, Orejuela, Victor Ferraz, os meias Lucas Silva e Thiago Neves, além do centroavante Diego Souza.

Até a parada por causa da pandemia, o Grêmio perdeu a final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho e disputou duas partidas pela Libertadores, somando quatro, dos seis pontos disputados. Um desses jogos foi o Gre-Nal marcado por oito expulsões. Confira os números e feitos do Grêmio até 15 de março de 2020:

8 vitórias – Sete pelo Gauchão e uma pela Libertadores  

1 empate – Gre-Nal pela Libertadores

3 derrotas – Todas no Campeonato Gaúcho (Caxias 2x e Aimoré)

4 pontos dos 6 disputados na Libertadores

25 pontos conquistados dos 36 disputados no geral

19 gols marcados – 17 no Campeonato Gaúcho e 2  na Libertadores

8 gols sofridos – Todos no estadual

Vice do primeiro turno do estadual

Segundo colocado no Grupo E da Libertadores

O GRÊMIO DEPOIS DO RETORNO DAS COMPETIÇÕES

A volta das competições para o Tricolor Gaúcho foi marcada pelo clássico Gre-Nal, válido pela fase de grupos do segundo turno do Gauchão, vencido pelo Grêmio no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, por 1 a 0, gol marcado por pelo meio campo Jean Pyerre. Mas essa segunda etapa do ano, além do estadual, contou com a estreia do clube no Campeonato Brasileiro. 

As contratações também não pararam, o Grêmio buscou o atacante Luiz Fernando, vindo do Botafogo, Everton, vindo do São Paulo e o meia Robinho, ex-Cruzeiro. O camisa 10, Thiago Neves, teve seu contrato rescindido com o clube, Everton Cebolinha foi vendido para o Benfica e Luciano foi para o São Paulo. Confira os números do Imortal após o retorno do futebol até o último jogos disputado, no dia 6 de setembro, no empate em 1 a 1, contra o Atlético Goianiense:

5 vitórias – Uma pelo Campeonato Brasileiro e quatro no Campeonato Gaúcho

7 empates – Cinco pelo Campeonato Brasileiro e dois pelo Campeonato Gaúcho

2 derrotas – Uma derrota no Brasileirão para o Sport em casa e uma na final do Campeonato Gaúcho para o Caxias, também na Arena

22 pontos conquistados dos 42 pontos disputados no geral

8 pontos conquistados, dos 21 conquistados no Campeonato Brasileiro (lembrando que o Grêmio tem um jogo adiado contra o Goiás)

16 gols marcados, 5 no Brasileiro, 11 no estadual

11 sofridos, 5 no Brasileiro e 6 no estadual

Campeão do Gauchão 2020

14º lugar no Campeonato Brasileiro (com um jogo a menos)

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitter Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo