Tênis

Daniil Medvedev vence Dominic Thiem por 2 a 1 e conquista o título do ATP Finals

Daniil Medvedev conquista ATP Finals (Photo by GLYN KIRK/AFP via Getty Images)
(Photo by GLYN KIRK/AFP via Getty Images)

Depois de quase 3h de partida, Daniil Medvedev, da Rússia, derrotou o austríaco Dominic Thiem por 2 sets a 1 (4/6 – 7/6 – 6/4) e conquistou, pela primeira vez na carreira, o título do ATP World Tour Finals de 2020. O confrontou aconteceu na O2 Arena, em Londres, na Inglaterra, na tarde deste domingo (22).

                 

Para disputar a decisão do ATP Finals, o russo de 24 anos ganhou todos os jogos da fase de grupos. Ao lado de Alexander Zverev, Novak Djokovic e Diego Schwartzman, Medvedev integrou o grupo “Tokyo 1970”. O #4 do mundo derrotou todos os tenistas, sem perder um set sequer. Na semifinal, o campeão do Masters parisiense encarou Nadal e conseguiu a classificação de virada diante do “rei do saibro”.

Do outro lado da chave, no grupo “Londres 2020”, o austríaco de 27 anos superou dois dos seus três adversários da fase de grupos. Stefanos Tsitsipas e Rafael Nadal foram as vítimas do #3. No último confronto que antecedeu as semifinais da competição, Andrey Rublev tirou a invencibilidade de Thiem e fechou o jogo em 2/0. Na semifinal, o campeão do US Open bateu Novak Djokovic, líder do ranking da ATP.

Os tenistas já haviam se enfrentado quatro vezes no circuito, e em três oportunidades Thiem saiu vencedor. Porém, desta vez foi diferente. Coincidentemente, a última vez que os rivais dueleram foi no Aberto dos Estados Unidos, realizado em Nova Iorque, onde Thiem sagrou-se campeão. Na ocasião, Medvedev foi eliminado na semifinal do torneio, por 3 sets a 0.

O JOGO

Desde o primeiro game do set inicial, Daniil Medvedev e Dominic Thiem mostraram o motivo de estarem na final do Torneio dos Campeões 2020. Logo no primeiro game de serviço do austríaco, o #3 salvou dois break points e empatou o duelo. A primeira quebra ocorreu durante o quinto game, o qual Medvedev estava liderando no saque. Sem grandes dificuldades, Thiem confirmou os games seguintes e fechou o primeiro set com a parcial de 6/4.

O segundo set foi muito disputado, o que resultou no tie break, uma vez que ninguém conseguiu a quebra de serviço. Medvedev buscou o saque-voleio para garantir os games de saque, e o austríaco contou com os bons saques e a paciência da troca de bolas no fundo de quadra. No tie break, Thiem chegou a abrir 2/0, mas viu o russo empatar e fazer sete pontos seguidos, 7/6(2).

O vice-campeão de 2019 do Finals enfrentou obstáculos nos games de serviço e, no primeiro game do set decisivo, chegou a ficar em uma desvantagem de dois pontos (0-30). Neste set, Dominic Thiem cometeu muitos erros e possibilitou diversas quebras ao rival, que desperdiçou cinco quebras em apenas dois games. Não demorou muito para Medvedev finalmente aproveitar o momento ruim de Thiem e abrir diferença na partida. Apenas uma quebra foi necessária para tornar Medvedev o grande campeão do ATP Finals de 2020.

Pela quarta temporada consecutiva, o campeão do ATP Finals não foi o tenista que finalizou o ano em número um do ranking. Além disso, a final de 2020 foi a mais longa da história do Finals, com 2h42.

Daniil Medvedev também conseguiu derrotar os três primeiros colocados do mundo em um mesmo torneio. Medvedev se juntou aos tenistas Boris Becker, Novak Djokovic e David Nalbandian, que alcançaram o feito nos anos de 1994 e 2007, respectivamente.

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo