Conmebol Sul-Americana

Em jogo marcado pela atuação da arbitragem, Bahia perde para o Defensa y Justicia e sai atrás na briga pela semi da Sul-Americana

Foto: Felipe Oliveira/Bahia

Resumo

Caótico e imprevisível. Palavras que podem definir o que foi Bahia e Defensa y Justicia, no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Os argentinos venceram o duelo por 3 a 2, com gols de Braian Romero (2x) e Enzo Fernández, e o Bahia descontou com Gilberto e Matheus Bahia. Contudo, à partida ficou marcada pelas interrupções da arbitragem em checagens junto ao VAR e, só no primeiro tempo, o jogo teve cinco interrupções para análise do árbitro de vídeo e 14 minutos de acréscimos.

O Jogo

A partida tinha em sua áurea um clima bem agradável para o duelo. Contudo, logo aos três minutos veio o primeiro baque do jogo. Após um erro de passe de Élber, o Defensa y Justicia armou o contra-ataque, Braian Romero recebeu a bola, driblou a defesa e bateu no canto esquerdo de Anderson, abrindo o placar do jogo, 1 a 0 Defensa.

A partir desse momento apareceu o protagonista da partida: a arbitragem. Passaram-se três minutos para ser validado o gol do Defensa. E, por fim, o árbitro confirmou o gol. Pouco depois, aos 11 minutos, Gilberto empatou o jogo, após receber ótimo passe de Nino Paraíba, ganhar da defesa com o corpo e bater cruzado para empatar o jogo para os brasileiros. Contudo, o gol foi anulado. E é um lance polêmico, pois no fornecimento da imagem final do VAR, o lance gera muitas interpretações e entra na lista de polêmicas na conta da arbitragem. Além disso, a checagem desse lance durou oito minutos.

Logo depois do lance revogado para o Bahia, o Defensa y Justicia teve uma bola cruzada na área e Braian Romero foi derrubado com um leve contato de Anderson Martins. O árbitro foi a cabine do VAR analisar o lance e interpretou como penalidade máxima. E mais um lance interpretativo e dá margens para interpretações. Pênalti assinalado, Braian Romero bateu e converteu, 2 a 0 para o Defensa y Justicia.

O jogo seguiu e o Bahia teve que se lançar ao ataque, naturalmente por estar atrás do marcador. Com isso, bolas alçadas na área passaram a ser constantes. E numa dessas jogadas, Nino Paraíba cruzou para a área e Gilberto cabeceou contra o jogador do Defensa. Institivamente o árbitro assinalou a penalidade. Mas como de praxe, o árbitro de vídeo chamou para nova revisão e a arbitragem de campo revogou a penalidade.

Foto: Felipe Oliveira/Bahia

Contudo, dois minutos depois, aos 38 minutos, o árbitro assinalou um novo pênalti para o Bahia, por toque de mão na bola dentro da grande área. Gilberto foi para a cobrança e converteu, diminuindo o placar para os mandantes, 2 a 1.

Mas teria mais pênalti no jogo. No minuto 43 foi marcada mais uma penalidade para o Bahia, conferida pela arbitragem de vídeo e validado pelo árbitro. Gilberto foi para a cobrança e o que seria o empate do Tricolor da Boa Terra foi parar nas arquibancadas vazias da Fonte Nova, pois Gilberto isolou a cobrança de penal.

E no primeiro tempo ainda teve chance para Unsain trabalhar firma. Rossi recebeu um ótimo passe de Gilberto, ficou frente a frente com o goleiro do Defensa, chutou forte mas o goleiro argentino defendeu o arremate, e após essa lance, o conturbado primeiro tempo foi encerrado.

Se no primeiro tempo o apagão ficou por conta da arbitragem, na segunda etapa quem apagou foi o Bahia. O Defensa, estrategicamente, recuou e ofereceu à bola para o Bahia propor o jogo. Porém a equipe brasileira tinha muita dificuldade em praticar esse estilo e aliada às substituições falhas que Mano Menezes promoveu, a equipe caiu de rendimento.

Foto: Felipe Oliveira/Bahia

O Defensa, que não tinha nada a ver com o desequilíbrio técnico do adversário, passou a investir nos contra-ataques e ganhou algumas faltas na entrada da grande área. Uma delas, aos 14 minutos da segunda etapa, deu trabalho para o goleiro Anderson.

E não demorou muito para o Defensa y Justicia ter boa sorte na Boa Terra. Como o Bahia se lançava ao ataque, deixava muitos espaços na defesa e a equipe argentina soube aproveitar esses espaços. Num erros de passe de Juninho Capixaba, Braian Romero carregou à bola em direção ao gol, puxando três defensores brasileiros, enquanto Enzo Fernández passava livre na lateral esquerda, Romero percebeu e cruzou para o companheiro que teve só o trabalho de mandar para o gol, ampliando o placar para 3 a 1 para o Defensa.

O Bahia ainda conseguiu diminuir com Matheus Bahia, após Gabriel Novaes fazer linda jogada ofensiva na lateral esquerda, fez o passe e Matheus Bahia chutou no ângulo de Unsain. Mas o Bahia esbarrava nas próprias limitações e na forte marcação do time argentino, e o placar de 3 a 2 finalizou o confronto, dando ao Defensa y Justicia a vantagem para o jogo de volta.

Arbitragem protagonista

Foto: ARISSON MARINHO/AFP via Getty Images

Nunca é legal falar de arbitragem, mas no jogo entre Bahia e Defensa y Justicia o árbitro teve um papel central no jogo. Muito por conta das muitas paralisações feitas pelo árbitro de vídeo e a demora em dar um veredicto aos lances. Só no primeiro tempo foram cinco checagens de VAR, resultando em duas revisões de gol e três checagens de penalidades máximas, no qual dois pênaltis foram mantidos com a decisão do campo e uma marcação de pênalti foi revogada pelo árbitro após consultar o VAR. Todos esses acontecimentos com a arbitragem renderam 14 minutos de acréscimos e muito questionamento sobre as decisões da arbitragem.

Destaque da partida

Foto: ARISSON MARINHO/AFP via Getty Images

O destaque do jogo na Arena Fonte Nova foi o atacante Braian Romero, do Defensa y Justicia, que marcou dois gols e uma assistência para o terceiro gol, de Enzo Fernández. Pelo lado do Bahia, Matheus Bahia obteve um desempenho bom diante de seus companheiros, por ter feito o gol e ter sido ofensivo quando pôde participar das jogadas de ataque da equipe brasileira.

Como fica o confronto?

Com a derrota o Bahia precisa vencer na Argentina e por dois gols de diferença. Caso seja devolvido um 3 a 2 pela equipe do Bahia, a disputa irá para os pênaltis. Se o Bahia vencer por um gol de diferença, a equipe brasileira só avança se essa combinação for acima de 4 a 3, menos de 3 a 2 classifica a equipe argentina. Qualquer vitória dos argentinos ou empate classifica o Defensa y Justicia para à próxima fase da Copa Sul-Americana.

Próximos compromissos

O Bahia dá um tempo de Copa Sul-Americana e volta a focar no Campeonato Brasileiro ou está em uma situação delicada. No próximo sábado (12), o Bahia enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, às 19h, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Defensa y Justicia joga contra o Unión de Santa Fé, na casa do adversário, no domingo (13). Lembrando que o jogo de volta entre Bahia e Defensa y Justicia será na próxima quarta-feira (16), no Estádio Norberto Tomaghello, em Florêncio Varela, às 19h15, na Argentina.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo