Futebol Internacional

Real Madrid vence o Barcelona por 3 a 1 no Camp Nou e aprofunda a crise no rival

(LLUIS GENE/AFP via Getty Images)

Obsessão do futebol moderno, a posse de bola nem sempre é sinônimo de domínio e vitória. E neste sábado, o Real Madrid mostrou que ser objetivo é sempre mais importante no futebol. Abusando dos contra-ataques, a equipe de Zidane foi cirúrgica para vencer o Barcelona por 3 a 1, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.

                 

Apesar do equilíbrio demonstrado no primeiro tempo, onde Valverde fez para o Real e Ansu Fati para o Barcelona, a segunda etapa mostrou que a equipe mais eficiente, geralmente é quem leva a melhor. Sergio Ramos, de pênalti, e Modric, em um golaço, completaram o placar na vitória do Real Madrid fora de casa e alivia a pressão em cima de Zidane.

Como se não bastasse toda a crise que assola o Barcelona desde o inicio da temporada, com pedido de saída de Messi e racha no elenco, uma derrota para o maior rival dentro de cada coloca mais uma pitada no apimentado ano do Barça. Em um dos seus prováveis últimos clássicos, Messi acabou sendo discreto e mostra talvez estar no seu limite com a equipe.

Aos 34 anos, Sergio Ramos é capitão, líder e craque do Real Madrid. Neste sábado, o zagueiro mostrou mais uma vez porque é um dos melhores zagueiros do mundo. (LLUIS GENE/AFP via Getty Images)

Os três pontos conquistados no Camp Nou colocam o Real Madrid, por ora, na liderança da La Liga com 13 pontos e faz com que o time se recupere após duas derrotas seguidas. A próxima partida para a equipe da capital já acontece na terça-feira, quando os Merengues terão o Mönchengladbach, na Alemanha, pela Liga dos Campeões.

Já o Barcelona despenca na tabela e fica por ora em 10º lugar, podendo piorar no decorrer da rodada. Em mais uma crise na temporada, o Barça tem uma partida que pode afundar ainda mais o time no caos instalado desde o inicio da temporada ou trazer alivio para equipe. Na quarta-feira, a equipe grená tem pela frente a Juventus, pela Liga dos Campeões.

O JOGO

Não podia se pedir menos de um clássico entre Barcelona e Real Madrid do que intensidade e emoção. E os times capricharam nestes quesitos. Logo aos 5′, Benzema deu o cartão de visitas dos Merengues. O camisa 9 saiu da área e levou consigo Piqué, a movimentação do francês abriu um buraco na defesa do Barça e ali mesmo ele encontrou Valverde infiltrando livre. O meia uruguaio recebeu e bateu com categoria para abrir o placar.

O gol não abalou o Barcelona que tratou de responder o mais rápido possível. E com direito a recorde histórico. Aos 9′, Alba invadiu pela esquerda a defesa do Real Madrid e rolou com açúcar para Ansu Fati se adiantar a Sergio Ramos e igualar o placar. O camisa 22 fez história, aos 17 anos, se tornar o jogador mais jovem a marcar um gol em El Clássico.

A partida seguia intensa, com chances de ambas as partes. Se as defesas não funcionavam e davam espaços demais para os ataques, os goleiros dos dois times resolveram brilhar. Em três oportunidades, Cortouis impediu que o Barça virasse o jogo. Já Neto, fez algumas intervenções chaves para não deixar o Real Madrid pular a frente do placar.

Intensidade, emoções e chances não faltaram no primeiro tempo, onde o empate por 1 a 1 poderia ter muitos mais gols facilmente.

Bem marcado, Lionel Messi não teve espaço e acabou a partida com atuação apenas discreta (LLUIS GENE/AFP via Getty Images)

No segundo tempo, o Barcelona parecia determinado a virar o placar a seu favor. Com mais presença no campo de ataque, os Blaugrana criavam chances mas pecavam demais na hora de finalizar. O pé parecia estar fora da forma. E como o futebol é cruel, o castigo veio. Em escanteio batido na área, Lenglet puxou Sergio Ramos. De imediato, o pênalti não foi marcado, mas após revisão no VAR, a marca do cal foi apontada pelo árbitro. O camisa 4 mesmo foi quem se encarregou da cobrança e colocou o Real de novo em vantagem.

Assim como na primeira etapa, o Barcelona precisou levar um gol para despertar na partida. Porém, se lançou ao ataque de qualquer jeito e esbarrou em seus próprios erros. Destaque com um gol na etapa inicial, Ansu Fati tinha atuação discreta até ali. Participativo no jogo, Messi aparecia muito mais pouco produzia com perigo.

Com inteligência, o Real Madrid se preparava para aproveitar a chance que tivesse para liquidar a fatura e garantir a vitória. E oportunidades não faltaram. Duas vezes com Toni Kroos e uma com Sérgio Ramos, os Merengues tiveram tudo para acabar com o jogo, mas estreando no clássico, o goleiro brasileiro Neto resolveu aparecer para brilhar e manter o Barcelona vivo na partida.

Mas como diz o ditado: Goleiro só se elogia após o fim da partida. E infelizmente o estreante Neto cometeu o vacilo derradeiro para encerrar a partida. O arqueiro do Barça falhou em uma saída equivocada e acabou sendo driblado por Modric, que com categoria bateu de três dedos para dar números finais a partida no Camp Nou e plantar mais uma crise na equipe da Catalunha.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo