Campeonato Carioca

Fluminense empata com o Flamengo, encerra jejum e é campeão Carioca após 10 anos

Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Dez anos depois! O Fluminense conquistou seu 32º título do Campeonato Carioca, neste sábado (02), no Maracanã. O Tricolor Carioca empatou com o Flamengo por 1 a 1 e encerrou um jejum de uma década sem o título Estadual. A última vez que o clube das Laranjeiras levantou o troféu da competição foi em 2012. Na ocasião, o super time era formado por nomes importantes no ataque como Fred, Deco, Thiago Neves e Wellington. No comando da equipe, o técnico Abel Braga, que segue escrevendo seu nome na história do Flu com mais essa conquista. Germán Cano e Gabriel Barbosa marcaram os gols da finalíssima.

                 

Além do título, também valeu para o Fluminense ter impedido o Flamengo de conquistar o tetracampeonato do Carioca, que seria inédito para o Rubro-Negro.

O jogo

Aprendizado dos jogos contra Olímpia e Botafogo, o Fluminense não abdicou do jogo e controlou as ações no primeiro, apesar de não ser tão efetivo nas finalizações. O Flamengo, por outro lado, teve dificuldades em criar jogadas no ataque, em especial, pela forte marcação em cima de Arrascaeta.

Logo aos 7’, Germán Cano fez o cruzamento pela esquerda e após corte errado da zaga do Flamengo, Cris Silva finalizou e quase abriu o placar. A resposta do Flamengo veio aos 9’ em finalização de Andreas Pereira de fora da área, que passou à direita do gol de Fábio. Até os 25’, a partida ficou muito travada por conta da sequência de faltas para ambos os lados.

Aos 28’, o Flamengo conseguiu chegar bem ao ataque e abriu o placar. Bruno Henrique ganhou no alto de Nino e a bola sobrou com Arrascaeta; o uruguaio ganhou na corrida de Manoel e cruzou na pequena área para Gabriel completar para o gol. Nesse momento, a equipe Rubro-Negra foi em busca do segundo gol. Aos 39’, David Luiz completou cruzamento da direita para a linha de fundo. Aos 40’, Cris Silva errou na saída de bola, o camisa 10 do Fla pegou a sobra e finalizou colocado para fora.

Mas o Fluminense seguiu com sua proposta de jogo e chegou ao empate aos 43’. Em ótima jogada pela esquerda, Ganso encontrou John Arias na área, que tocou para Germán Cano finalizar de primeira e deixar tudo igual.

Segundo tempo

O jogo no início do segundo manteve as características da primeira etapa. O Fluminense buscando ficar com a posse de bola, mas sendo pouco efetivo no ataque. Enquanto que o Flamengo tentava exercer alguma pressão no ataque, mas a defesa Tricolor seguia bem posicionada e dificultava a criação de jogadas do rival.

O Fluminense teve a chance de matar o jogo aos 14’. Yago Felipe fez o cruzamento na área, Germán Cano dominou e na hora de cortar a marcação de Filipe Luis, a bola bateu na mão do lateral do Flamengo. Após consulta ao VAR, o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Germán Cano finalizou rasteiro no meio do gol e Hugo Sousa defendeu com os pés. O lance animou a torcida Rubro-Negra e os jogadores em campo.

Enquanto o time do Fluminense se desestabilizou emocionalmente e se retraiu em campo, o Flamengo foi para cima em busca do segundo gol. Aos 20’, Pedro finalizou da entrada e Fábio defendeu no meio do gol. Aos 25’, David Luiz teve chance em falta central, mas chutou para fora. Nova chega do Fla, aos 31’: Gabigol ajeitou de peito para Pedro, que finalizou travado.

Após as mudanças do técnico Abel Braga, o Fluminense conseguiu segurar, em parte, o ímpeto do Flamengo. A equipe Rubro-Negra, no entanto, demonstrava mais nervosismo à medida que o tempo passava. Aos 42’, no entanto, Filipe Luis quase colocou o Fla em vantagem: Everton Ribeiro cobrou falta na área, a zaga Tricolor afastou mal e o lateral acertou chute primeira, que tocou na trave e sai pela linha de fundo.

Com inúmeras jogadas aéreas, o Flamengo consagrava o goleiro Fábio a cada cruzamento. Aos 44’, depois de uma confusão, Fred e Bruno Henrique foram expulsos e a briga seguiu para fora do campo. Com o retorno da partida, o Rubro-Negro deu o último gás em busca do gol, mas nas arquibancadas, a apreensão já dava lugar à festa do lado Tricolor.

Com o apito final veio o alívio pelo fim do jejum e a bagunça. Fluminense Campeão Carioca depois de uma década.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo