Automobilismo

Primeira vitória! Verstappen passa Leclerc no fim e vence GP da Arábia Saudita

GP da Arábia Saudita
Divulgação/Red Bull Racing

Com um final emocionante, Max Verstappen garantiu sua primeira vitória no campeonato ao ultrapassar Charles Leclerc a três voltas do fim do GP da Arábia Saudita. A prova realizada neste domingo (27) em Jedah foi marcada pelo abandono de vários pilotos, mas viu mais um capítulo da disputa que parece ser a tendência do campeonato.

                 

São os primeiros pontos da Red Bull no Mundial, ajudada por Sérgio Pérez, que chegou em quarto. O resultado não é suficiente para mexer na liderança do campeonato, que continua com Leclerc (que garantiu o ponto extra pela volta mais rápida), seguido por Carlos Sainz, que fechou o pódio.

A corrida

Perez manteve a liderança na largada, mas o movimento mais importante foi de Verstappen: o holandês saltou bem e conseguiu ultrapassar Sainz nas primeiras curvas, evitando que o espanhol escoltasse uma possível fuga de Leclerc.

Na volta 17, Latifi escapou e bateu. O Safety Car entrou em ação, atrapalhando os planos de Sergio Perez, que tinha acabado de fazer sua parada nos boxes. Enquanto o agora líder Leclerc e Verstappen conseguiram fazer suas paradas e voltaram livres, o mexicano encontrou Sainz, que deixava os boxes. O piloto da Red Bull até fez a ultrapassagem, mas como o SC ainda estava na pista, precisou devolveu a posição assim que houve a relargada.

Na relargada, Leclerc manteve a liderança da prova, sem se abalar com os ataques de Verstappen. O monegasco abriu espaço suficiente para evitar a ajuda do DRS.

A briga de destaque na primeira metade da prova ficou entre os pilotos da Alpine. Ocon e Alonso, na disputa pela sexta colocação, travaram uma batalha de tirar o fôlego (principalmente da equipe). Os dois quase se tocaram em mais de uma ocasião e Ocon precisou devolver a posição em uma das tentativas de superar o espanhol.
A partir da volta 42, Verstappen decidiu atacar Leclerc mais uma vez. O holandês botou de lado e assumiu a ponta Leclerc na perseguição, deu o troco logo em seguida, sem espaço para o holandês tentar abrir espaço. Verstappen Ainda tentou mais uma ataque e os dois travaram rodas, com o piloto da Ferrari levando a vantagem mais uma vez.

Verstappen tentou mais uma vez, agora a três voltas para o final. E conseguiu não só assumir a primeira colocação, como segurar o rival da Ferrari.

Partindo da 14º posição, Lewis Hamilton optou por largar com pneus duros. Escalou o grid até a 6ª posição, logo atrás de George Russell. Fez uma parada ruim (3,9s) na volta 41 e caiu para a 12º posição. Mesmo sem o carro equilibrado, conseguiu chegar na zona de pontuação, terminando em 10º.

Problemas mecânicos

Independente dos resultados, as equipes terão trabalho para as próximas etapas pensando na confiabilidade dos carros.

Yuki Tsunoda abandonou quando sua AlphaTauri apresentou problemas na volta de aquecimento. Fernando Alonso, que fazia boa prova, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas também deixaram a prova antes do fim, com problemas mecânicos.

A próxima corrida está marcada para 10 de abril, as 2h. O GP é o retorno da Austrália ao calendário, após dois anos de ausência em função da pandemia de covid-19.

Confira como foi a transmissão em tempo real do Esporte News Mundo para o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, 2ª etapa do Mundial de 2022 da categoria.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo