Automobilismo

Com emoção! Max Verstappen erra, ultrapassa Hamilton no fim e vence GP da França

Verstappen França Fórmula 1
Reprodução/Twitter/Red Bull Racing

Fortes emoções em Paul Ricard. Max Verstappen venceu o GP da França neste domingo (20) após errar feio na primeira curva e perder a liderança da prova, mas se recuperar e ultrapassar Lewis Hamilton duas vezes – a última faltando uma volta e meia para o final. Sérgio Perez completou o pódio.

Sem explicação, o holandês perdeu a tangência logo após a largada e deu a oportunidade para Hamilton disparar. O inglês não conseguiu abrir distância para o rival, proporcionando a oportunidade do undercut. A Red Bull aproveitou e devolveu Verstappen à frente do heptacampeão na volta 20.

A perseguição foi intensa, com a diferença abaixo de um segundo por várias voltas. Verstappen optou por uma segunda parada, enquanto Hamilton decidiu não trocar os pneus duros, precisando administrar o desgaste. A tensão estava formada: Verstappen teria carro para superar as duas Mercedes?

Verstappen França
Reprodução/Twitter/Fórmula 1

Após a segunda parada, o papel de Bottas ficou ainda mais importante. O finlandês era a peça-chave entre Hamilton e Verstappen. Cabia a ele segurar o holandês.

Não conseguiu. Pior do que isso, errou no traçado de defesa na volta 44 e facilitou a ultrapassagem do líder do campeonato. Pouco depois, na volta 49, foi a vez de Sergio Pérez ultrapassar.

A partir daí não foi possível segurar. Verstappen se aproximou e no meio da volta 52 (das 53 previstas), Verstappen aproximou, abriu a asa e fez uma ultrapassagem segura.

Verstappen França Fórmula 1
Reprodução/Twitter/Fórmula 1

MCLAREN BEM, FERRARI MAL

A dupla da McLaren foi um dos destaque da prova. Norris e Ricciardo fizeram grandes ultrapassagens, vencendo a briga com a AlphaTauri de Gasly e, principalmente, contra as duas Ferrari de Sainz e Leclerc. Para a felicidade de Zac Brown, o inglês foi o 5º e o australiano o 6º – os melhores depois de Red Bull e Mercedes.

Já a equipe de Marenello largou na frente das rivais, mas com ritmo de corrida bem fraco, permitiu a ultrapassagem dos dois carros laranja. O prejuízo no Mundial de Construtores foi ainda maior, porque nenhum dos dois pilotos terminou na zona de pontuação: Sainz foi o 11º e Leclerc o 16º.

MUNDIAL DE PILOTOS

Com a vitória, Max Verstappen abriu distância no Mundial de Pilotos. Agora o piloto da Red Bull tem 131 pontos, enquanto Lewis Hamilton tem 119.

A próxima corrida acontece daqui uma semana, no dia 27, na Áustria. A Red Bull corre em casa no GP da Estíria.

Confira como foi o tempo real do Esporte News Mundo para o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Paul Ricard, na França.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo