Automobilismo

Verstappen reina na estratégia, vence GP dos Estados Unidos e ganha fôlego na liderança

(Reprodução Twitter/Fórmula 1)

Max Verstappen sai do Texas ampliando sua vantagem no Mundial de Pilotos. A vitória no GP dos Estados Unidos, neste domingo (24), foi conquistada com muita estratégia, superando Lewis Hamilton, que terminou em segundo. Sérgio Pérez completou o pódio.

A Mercedes demorou a reagir no momento crucial da corrida, mas procurou compensar na segunda metade da prova, colocando Hamilton em condições de brigar pela ponta. Ainda assim, põe em risco não só um eventual octacampeonato do inglês, como também mais um Mundial de Construtores.

Com a vitória, o holandês soma 287,5 pontos contra 275,5 do inglês. Entre as equipes, a Red Bull chega a 437.5 pontos e a Mercedes a 460.5.

A CORRIDA

Hamilton largou um pouco melhor. Verstappen tentou a manobra para a esquerda, fechando a porta e espremendo o inglês para evitar a ultrapassagem, mas sem sucesso. O piloto da Mercedes tomou a ponta na primeira curva, com o holandês espalhando e quase perdendo a posição para Sérgio Pérez.

Verstappen iniciou a perseguição, mas não conseguia a aproximação, ficando entre 6 e 8 décimos do rival, mesmo podendo utilizar a asa móvel. Nesse ponto a estratégia entra em cena: o holandês faz a parada e a Mercedes demora para reagir.

Aproveitando os pneus novos, Verstappen diminuiu o gap e coloca a Mercedes em xeque: parar agora e perder a posição ou mudar a estratégia para tentar uma só parada? A equipe alemã chamou seu piloto para a troca, que voltou para a pista em segundo.

O show de estratégia se manteve na segunda parada. Verstappen parou antes que o rival, evitando qualquer manobra da Mercedes. Hamilton ficou na pista, avaliando o estado dos pneus. Novo xeque: o último stint não poderia curto demais (dificultando a ultrapassagem), nem longo demais, de modo a desgastar demais os pneus.

A equipe quase conseguiu reverter a situação, escolhendo pneus duros (ainda que a expectativa fosse um jogo diferente, mais rápido). De fato, Hamilton conseguiu reduzir a distância para Verstappen. Faltando dez voltas para final, a diferença era de 2,9 segundos.

Na abertura da última volta, a diferença entre os dois era de 0,9s. Mesmo com a proximidade, o inglês não conseguiu a posição de ataque e viu de perto a bandeira quadriculada ser apresentada ao rival.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

ALONSO DÁ SHOW

Totalmente a parte da briga pela vitória, Fernando Alonso, da Alpine, se destacou pela quantidade – e agressividade – das batalhas no GP dos Estados Unidos.

Primeiro, espremeu Kimi Raikkonen e tomou uma ultrapassagem por fora – o finlandês chegou a sair do traçado, mas controlou e carro e superou o espanhol. O incidente foi considerado legal pelos comissários.Pouco depois, Alonso iniciou uma série de faíscas com Antonio Giovinazzi, da Alpha Romeo. Primeiro, ultrapassou o italiano também usando a parte de fora da pista. Nesse caso, foi obrigado a devolver a posição.

Giovinazzi também tentou a ultrapassagem fora dos limites do traçado e também devolveu a posição para o espanhol.O espanhol precisou abandonar a cinco voltas para fim da prova, com problemas na suspensão.

A F1 continua nas Américas. Em 7 de novembro, Verstappen e Hamilton voltam a brigar pelo título, dessa vez no GP do México.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo