Automobilismo

Hamilton se recupera de punição e vence GP da Inglaterra; Verstappen bate forte

Hamilton Silverstone
Foto: Divulgação / Twitter Mercedes AMG F1

A largada mais espetacular da temporada terminou com uma batida assustadora. Max Verstappen e Lewis Hamilton travaram uma disputa de tirar o fôlego, guiando no limite – e terminando na barreira de pneus. Melhor para o inglês, que se recuperou de uma punição, passou Charles Leclerc no fim e venceu o GP da Inglaterra, em Silverstone, nesse domingo (18).

Com o resultado positivo em casa, o inglês se aproximou de Verstappen na disputa pelo campeonato (185 a 177) e a Mercedes diminuiu a distância para a Red Bull no Mundial de Construtores (289 a 285). Valtteri Bottas completou o pódio.

BRIGA INTENSA E BATIDA FORTE

Como dois esgrimistas, Hamilton e Verstappen trocaram golpes rápidos e precisos desde a primeira curva, dividindo a pista roda a roda. Os dois pilotos andaram no limite de seus carros, um defendendo a posição e o outro buscando a liderança e sua sobrevida no Mundial.

Ao abrirem a segunda volta, Lewis aproveitou o vácuo, tirou de lado e tocou na roda traseira de Max, que saiu da pista em alta velocidade e bateu forte na barreira de pneus. Bandeira vermelha.

A Red Bull de Verstappen ficou completamente destruída e o piloto foi levado para um hospital para realizar exames, dada a desaceleração abrupta e o “efeito chicote” da trombada. Já Hamilton recebeu uma punição de 10 segundos, que não foi o suficiente para lhe tirar a vitória.

RELARGADA E RECUPERAÇÃO

Com o incidente, Leclerc assumiu a liderança da prova. A tarefa era se defender de Hamilton na relargada, missão cumprida com sucesso. O monegasco largou bem e não sofreu com o heptacampeão logo atrás.

Na volta 16, um incidente curioso. Em pânico, Leclerc reportou pelo rádio que seu motor “apagou” durante a volta. De fato, a vantagem para Hamilton caiu bastante. O monegasco, orientado pela equipe, reconfigurou o mapeamento durante a volta e manteve a ponta.

Hamilton pagou a punição em sua parada, que não foi boa (4,2s). Ainda assim, perseguiu e ultrapassou Lando Norris, que estava em 3º. Tinha Bottas e o líder Leclerc à frente. Na volta 43, o finlandês abriu para que seu companheiro pudesse acelerar na caça do jovem piloto ferrarista – a diferença estava na casa de seis segundos, faltando nove voltas para o fim.

Hamilton aumentou o ritmo, destruiu os tempos de volta e fez a ultrapassagem faltando dois giros para a bandeira quadriculada, aproveitando o tráfego de retardatários. O inglês forçou na mesma curva da batida com Verstappen, e Leclerc precisou passar pela área de escape para evitar o toque.

Menção positiva para a McLaren, que terminou a prova com Norris em 4º e Ricciardo em 5º e também para Fernando Alonso, que fez um final de semana bastante competitivo e concluiu a prova em 7º.

Na volta de comemoração, Hamilton exibiu a bandeira do Reino Unido, em uma cena muito parecida com o gesto clássico de Ayrton Senna.

A próxima corrida acontece na Hungria, no entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Não haverá Classificação Sprint nessa etapa, que só deve voltar no GP da Itália, em setembro.

Confira como foi o tempo real do Esporte News Mundo para o Grande Prêmio de Silverstone.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo