Automobilismo

Em corrida marcada por batidas, Hamilton vence GP da Arábia Saudita e decisão do título será em Abu Dhabi

Grande Prêmio da Arábia Saudita
Divulgação/Mercedes AMG F1

Empate no Campeonato de Pilotos! Lewis Hamilton venceu o estreante GP da Arábia Saudita neste domingo, 5, com Max Verstappen em segundo lugar e Valtteri Bottas fechando o pódio. Com a volta mais rápida, o heptacampeão da Fórmula 1 chegou aos mesmos 369.5 pontos do holandês, que continua líder por ter uma vitória a mais na temporada.

Ao contrário do que se imaginava, a largada foi tranquila. Hamilton e Bottas conseguiram se defender dos ataques da Red Bull de Verstappen e seguiram no 1-2 por algumas voltas. O caos no domingo começou com o acidente de Mick Schumacher. Depois de quatro voltas de Safety Car (e com alguns pilotos parando para troca de pneus), a organização da prova decidiu colocar bandeiras vermelhas no traçado, e a estratégia da Red Bull de deixar Max na pista foi bem sucedida: o holandês era líder.

Na relargada, o número 33 do grid pulou a frente na primeira curva junto com Ocon, e logo depois Perez, Russell e Mazepin bateram, causando mais uma bandeira vermelha. Após muita análise, a FIA considerou que o holandês tirou vantagem por passar por fora da pista, e a nova relargada seria com Hamilton e Ocon na primeira fila.

E foi novamente uma ótima largada de Max Verstappen. Logo na primeira curva, pulou a frente de Ocon e Hamilton e se tornou líder da prova. Nessa situação, mesmo que o título não fosse para o holandês na Arábia Saudita, ficaria mais tranquilo para a última etapa em Abu Dhabi. Ocon passou Hamilton por fora da pista, e teve que devolver a segunda posição logo depois.

Após quase 20 voltas de perseguição, sem conseguir se aproximar do líder do campeonato, Hamilton se aproveitou de uma paralisação de Safety Car Virtual e colou em Max, habilitando o uso de asa móvel. Na tentativa de ultrapassagem, ambos os pilotos saíram da pista em lance parecido com o de Interlagos e, no que aparentava ser Verstappen dando de volta a posição, Lewis se chocou com o rival. Considerações feitas, o 33 do grid levou uma punição de cinco segundos, o britânico passou na volta 43, e liderou até o fim mesmo com a asa danificada.

A última indefinição foi para fechar o pódio. Esteban Ocon lutou pela terceira colocação durante toda a corrida, se aproveitando da confusão de largadas e relargadas e se manteve lá até a última reta, quando Valtteri Bottas utilizou o DRS para ultrapassá-lo poucos metros antes da linha final.

Assim, a decisão fica para a próxima e última etapa, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O fim de semana começa na sexta-feira, 10, às 6h30 com o primeiro treino livre. A classificação é no sábado, 11, às 10h. Já a corrida decisiva será no domingo, 12, com largada definida para às 10h.

Confira como foi a transmissão em tempo real do Esporte News Mundo para o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, 21ª etapa do Mundial da categoria.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo