Automobilismo

Lewis Hamilton ultrapassa rivais, domina e vence GP de Portugal

Hamilton Fórmula 1
Foto: Steven Tee/LAT Images via Imago Images

Os ventos de Portimão sopraram a favor de Lewis Hamilton neste domingo (02). O heptacampeão dominou o GP de Portugal, sem dar chance para os rivais Max Verstappen e Valtteri Bottas, que completaram o pódio.

O finlandês até que tentou impedir a vitória, se segurando bem na largada. Ao contrário do esperado, não tomou pressão. Verstappen também tentou, ultrapassando o Hamilton na saída do Safety Car, acionado depois do acidente de Kimi Raikkonen. No entanto, Hamilton esperou o momento certo para atacar e ultrapassou o adversário holandês. Algumas voltas depois foi a vez do companheiro de equipe sucumbir.

Cabia ao finlandês o papel de segurar o piloto da Red Bull. Bottas conseguiu cumprir a missão até a volta 37, quando saiu dos boxes com os pneus frios – Max já tinha feito sua troca e vinha embalado e aquecido.

Sérgio Perez fez o que pôde para ajudar: foi o último a parar, tentando atrapalhar a vida de Hamilton. A ideia era atrasar o inglês para que Verstappen pudesse encostar, mas Hamilton não tomou conhecimento, aproximou volta a volta e passou o mexicano sem perder tempo.

No pelotão intermediário, a McLaren conseguiu reduzir o prejuízo: Ricciardo conseguiu escalar o grid e terminou na zona de pontuação (9º), enquanto Norris foi o “melhor do resto”, em 5º (ainda está na frente de Bottas no Mundial de Pilotos). Já as Ferrari não brilharam: Leclerc superou Sainz mais uma vez, terminando em 6º. O espanhol foi apenas o 11º, fora da zona de pontos.

Na disputa de campeões, melhor para Fernando Alonso: o espanhol da Alpine fez boa corrida e terminou em 8º. Já Sebastian Vettel não conseguiu se manter sua Aston Martin na zona de pontuação e terminou em 13º – ao menos superou o colega de equipe, Lance Stroll.

Com o resultado, Lewis Hamilton consegue um respiro na ponta do campeonato, abrindo oito pontos de vantagem para Max Verstappen, que até fez a volta mais rápida no último giro, mas teve o tempo excluído por ultrapassar os limites de pista na curva 14.

A próxima corrida acontece na Espanha, já na semana que vem, em 9 de maio.

Confira como foi a cobertura completa do Esporte News Mundo para o Grande Prêmio de Portimão, em Portugal, de Fórmula 1.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo