Automobilismo

Do começo ao fim, Hamilton lidera e vence GP do Catar; Alonso volta ao pódio após sete anos

Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1
Arte: ENM

Líder de ponta a ponta! Lewis Hamilton venceu com tranquilidade o estreante GP do Catar, neste domingo, 21. O heptacampeão da Fórmula 1 teve uma boa largada e manteve uma diferença segura para o resto do grid, até o fim da corrida. Max Verstappen conteve os danos da punição e terminou em segundo, com a volta mais rápida; Fernando Alonso se aproveitou da posição de largada, conservou seus pneus e fechou o pódio.

                 

As punições

Na manhã deste domingo, 21, a FIA anunciou as punições para Valtteri Bottas e Max Verstappen. O finlandês sofreu três posições no grid, por não diminuir a velocidade num setor de uma bandeira amarela, enquanto o holandês sofreu cinco posições, por não respeitar as duas bandeiras amarelas durante a classificação do sábado.

Começo decisivo

Logo no início da prova, Hamilton teve uma boa largada, superando Gasly na primeira curva e manteve a primeira posição. Já Max Verstappen, começando da sétima posição, pulou nas primeiras curvas para a quarta colocação, e rapidamente ultrapassou Gasly e Alonso. Mesmo com seu rival na caça, Hamilton abriu cerca de 6s desde e manteve essa distância no resto da prova.

Enquanto isso, Bottas teve uma largada péssima, perdeu cinco posições e teve muita dificuldade para recuperar as posições. Tentando uma estratégia diferente do resto do grid, a Mercedes deixou o finlandês na pista para uma parada só, porém, na volta 34, o pneu do carro 77 estourou, resultando em danos no carro, que forçaram Valtteri a desistir da corrida.

Outros carros que sofreram com os pneus foram as Williams de George Russell e Nicholas Latifi. No último caso, o canadense teve que abandonar a prova, causando um safety car virtual nas últimas voltas no Catar. Quem agradeceu pelo VSC foi Fernando Alonso. O espanhol foi para a estratégia de uma parada no pit na volta 24 e aguentou até o fim, enquanto o mexicano estava com pneus médios novos.

A caçada quase teve sucesso: Alonso chegou cuidando ao máximo dos seus pneus duros, com uma vantagem de cerca de 2s5 para Sergio Perez. Esse resultado interfere, principalmente no Campeonato de Construtores. O terceiro lugar para Checo significaria diminuir a diferença da Mercedes para a Red Bull para apenas dois pontos.

Já no Campeonato de Pilotos, Verstappen diminuiu os danos de largar em sétimo, e agora Hamilton diminui a diferença para apenas oito pontos, com duas corridas restantes na temporada de 2021.

A próxima chance do britânico mudar a tabela da competição será na Arábia Saudita, com mais um circuito estreante. O fim de semana começa no dia 3 de dezembro, na sexta-feira, com o primeiro treino livre. A classificação é no sábado, 4, a partir das 14h. Já a corrida é no domingo, 5, às 14h30.

Confira como foi a transmissão em tempo real do Esporte News Mundo para o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, 20ª etapa do Mundial da categoria.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo