Futebol Internacional

Toni Martínez brilha e Porto vence de virada a Lazio na Europa League

Porto x Lazio
Photo by MIGUEL RIOPA/AFP via Getty Images

Porto e Lazio se enfrentaram pela fase de playoffs da UEFA Europa League na tarde de hoje (17). Jogando no Estádio do Dragão, os portugueses saíram atrás, mas viraram o placar com Toni Martínez e saíram na frente em busca das oitavas de final por 2 a 1. Zaccagni marcou para os italianos e Martinez anotou os dois tentos para o time de Sergio Conceição.

                 

Com os portugueses jogando em casa no Estádio do Dragão, o jogo marcou o retorno do Brasileiro Felipe Anderson à Portugal, o atacante jogou no Porto entre 2020 e 2021. A Lazio terminou a primeira fase em segundo lugar em seu grupo na competição, que contava ainda com Olympique de Marseille, Lokomotiv Moscou e Galatasaray, o campeão do grupo. Já o time da casa foi eliminado na UEFA Champions League, ficando em terceiro de seu grupo por apenas dois pontos. Vindos de situações diferentes, os dois clubes lutavam pelo mesmo lugar: as oitavas de final.

No primeiro tempo o jogo já se desenhou de maneira bem nítida, com um Porto mais agressivo, se preocupando mais com as finalizações do que com a posse de bola em si. Enquanto a Lazio brigava pelo contrário e era mais comedida em seus ataques. No primeiro minuto, Pepe já assustou o goleiro Strakosha do clube italiano, com uma cabeçada firme que passou perto do pé da trave. Essa primeira finalização exemplifica o que foi o jogo em sequência: um Porto mais atacante e uma Lazio bem postada procurando espaço para uma saída ao ataque segura, e ela chegou aos 22 minutos. Em jogada ensaiada no escanteio cobrado curto, Luis Alberto achou Zaccagni invadindo a pequena área e cruzou rasteiro para o atacante tocar de letra pro gol de Diego Costa: 1 a 0 Lazio.

O Porto não sentiu com o gol e ainda no primeiro tempo, com o atacante Toni Martínez, que já vinha chegando firme na meta romana, foi achado na pequena área por João Mário que deixou o artilheiro na medida, para ganhar a disputa no alto e deixar tudo igual na partida. O primeiro tempo terminou com o resultado justo, já que as duas equipes conseguiram bem concluir as suas estratégias iniciais com sucesso. Mas no segundo tempo, o Porto entrou com Galeno e Vitinha no lugar dos pendurados Fábio e Grujic, e eles deram a intensidade e o gás necessário aos portugueses, para serem mais efetivos que a Lazio. Logo no começo, aos 3 minutos da segunda etapa, mais uma vez a bola chega na direita para João Mário que mira cruzamento na pequena área para Toni Martínez que novamente foi excelente ao se antecipar dos zagueiros, atacar o espaço e marcar o gol da virada, que daria números finais à partida: Porto 2 x 1 Lazio.

O jogo terminou com a Lazio tendo 57% da posse de bola, mas em contrapartida o Porto teve 21 finalizações contra apenas sete dos rivais, traduzindo em efetividade e dando vantagem aos Dragões para a partida de volta em Roma, na próxima quinta-feira (24). O Porto joga pelo Campeonato Português neste domingo (20) contra o Moreirense, para se isolar mais na liderança da competição. Ao mesmo tempo na cidade de Udine, na Itália, a Lazio visitará a Udinese em compromisso do Campeonato Italiano.

Confira como foi a transmissão em tempo real do Esporte News Mundo para Porto x Lazio, duelo válido pela partida de ida das oitavas de final da Europa League.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo