Eliminatórias Copa do Mundo

Senegal vence Egito nos pênaltis novamente e está na Copa do Mundo

Senegal x Egito
Divulgação/Confederação Africana de Futebol

Senegal garantiu sua vaga na Copa do Mundo, e venceu seu último duelo frente ao Egito no ano. Em Dakar, nesta terça-feira (29), Mané e cia começaram o jogo com 1 a 0 contra no placar, depois de perder em Cairo, num gol relâmpago. Após não ter gols na prorrogação, as equipes foram para as penalidades onde os mandantes venceram por 3 a 1 e garantiram vaga no Catar.

                 

Antes disso porém, Senegal venceu os egípcios nos pênaltis na final da Copa Africana de Nações. Uma rivalidade recente, que conta com um tempero especial: os aliados no Liverpool Salah e Mané, frente a frente — decidindo títulos e vagas na Copa. Numa partida marcada pelos torcedores senegaleses com lasers, atrapalhando os jogadores do Egito em todo momento, foi com um gol de Dia aos 2 minutos, Senegal devolveu o gol relâmpago da primeira partida e levou para os pênaltis, onde Mané se consagrou ao marcar o gol decisivo para mais de 50 mil torcedores no estádio.

O jogo começou com um Senegal empolgado. Atrás do resultado, eles já roubaram a bola na saída do Egito e com um minuto, uma falta perigosa na lateral do campo e perto da área foi marcada. Mané cobrou, a bola ficou perdida na pequena área, até Dia completar pro fundo da rede, com auxílio de El-Shennawy, que falhou no lance. Em um primeiro tempo com muitas paralisações e 20 faltas, Senegal comandou quando a bola rolou: foram 63% de posse, e mais 8 finalizações ao longo dos primeiros 45 minutos de jogo. Mas na segunda etapa isso mudou.

O Egito saiu mais e teve mais posse e finalizações nesta fase do jogo, mas não foi suficiente. Quem chegava com mais perigo era Senegal, que até desperdiçou uma chance de carimbar sua vaga ao Catar nos pés de Sarr, que recebeu lindo passe de Gueye quebrando linhas, e chutou para fora cara a cara com o goleiro. O jogo foi para a prorrogação.

Nos últimos 30 minutos de futebol, El-Shennawy fez quatro defesas difíceis: uma na cabeçada de Cissé que tinha endereço na gaveta; outra em bola cruzada rasteira por Mané que achou Sarr debaixo da trave, que chutou na direção do goleiro que voltava bem no jogo — a segunda grande chance perdida pelo jogador; e outras duas bolas em chances na pequena área de Cissé que não teve forças nos pés para finalizar e o goleiro se mostrou bem no lance. Com este resultado o jogo foi para a série de pênaltis, que teve em suas duas primeiras rodadas, falhas dos cobradores, incluindo Salah que isolou. O primeiro pênalti convertido foi de Sarr, que deixou a zica nos 120 minutos de jogo e converteu a quinta cobrança da tarde. Após isso, o Egito marcou um e perdeu a outra cobrança, enquanto Senegal marcou todas — a última nos pés do ídolo Mané, que garantiu Senegal em sua 3° Copa. O país agora aguarda o sorteio dos grupos da maior competição de futebol do mundo.

Confira a transmissão em tempo real do Esporte News Mundo para Senegal x Egito, duelo válido pela fase final das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo. O pré-jogo começa às 13h30 e a bola rola a partir das 14h.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo