Campeonato Gaúcho

Com gol de pênalti nos acréscimos, Grêmio vence Ypiranga na partida de ida da final do Gauchão

Lucas Uebel/Grêmio

Ypiranga e Grêmio entraram em campo na tarde deste sábado (26), em Erechim, pela primeira partida da grande final do Campeonato Gaúcho 2022. Em um jogo muito disputado e com vários chutes na trave, o Tricolor venceu o Canarinho por 1 a 0, com gol de Lucas Silva, de pênalti, aos 47 da etapa final.

Agora, o Grêmio joga por um empate em casa para ser pentacampeão Gaúcho. De quebra, a equipe de Roger Machado acabou com o 100% de aproveitamento do Ypiranga jogando no Colosso da Lagoa competição. A partida de volta está marcada para a Arena, no próximo sábado (02), às 16h30.

Para saber tudo sobre o Campeonato Gaúcho, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Primeiro tempo

Jogando em casa, o Ypiranga tentou tomar as rédeas da partida no início de jogo, valorizando a posse de bola. Mas quem chegou com perigo pela primeira vez foi o Grêmio. Aos 6 minutos, em bola recuperada no ataque, Elias saiu na cara do gol, mas o goleiro Edson saiu bem e evitou a abertura do placar.

Aos 10, uma chance mais clara. Bitello fez belo lançamento e encontrou Campaz, que tocou na saída do goleiro, mas a bola explodiu no travessão. O Ypiranga seguia com mais posse de bola, mas quem chegava com mais perigo era o Grêmio. Aos 30 minutos da primeira etapa, o Ypiranga ainda não havia finalizado nenhuma vez ao gol, enquanto o Grêmio já somava oito chutes no alvo.

Sete minutos depois, em contra-ataque rápido, Campaz cruzou na medida para Villasanti, sozinho, cabecear à direita do gol e perder uma chance incrível. Aos 42, mais uma chance incrível do Grêmio. Campaz recebeu dentro da área, tentou encobrir o goleiro, mas a bola bateu no travessão, depois no canto da trave e voltou na mão do goleiro. Apesar de todas as oportunidades e bolas na trave, a primeira etapa terminou com o placar zerado.

Segundo tempo

A etapa final começou da mesma forma da primeira: com o Ypiranga tendo mais posse de bola, tentando tomar a iniciativa, mas com o Grêmio sendo mais efetivo. Aos 7 minutos, Elias recebeu na entrada da área e chutou forte, mas no meio do gol, facilitando a defesa em dois tempos do goleiro Edson.

Aos 19, a chegada mais perigosa do Canarinho. Falcão arriscou de fora da área, a bola explodiu no travessão, na volta, Hugo Almeida chegou chutando mas Brenno defendeu. Diferente da primeira etapa, o Grêmio não conseguia chegar com perigo ao gol do Ypiranga. O Grêmio só chegou com perigo aos 26, com Janderson recebendo em velocidade, mas o atacante chutou fraco à esquerda do gol.

O Canarinho seguiu melhor no jogo, arriscando bastante de fora da área, principalmente com Falcão. O Tricolor tentou crescer no final do jogo, pressionando mais a saída de bola da equipe de Erechim, mas sem grandes chances. Até que nos minutos finais, Churín foi derrubado dentro da área. Após reclamação e checagem do VAR, o pênalti foi confirmado.

Lucas Silva foi para a cobrança e converteu. Grêmio 1 a 0. Com o golpe no final do jogo, sobrou pouco tempo para o Canarinho reagir, e o Grêmio saiu na frente na decisão. Nos últimos minutos, uma confusão ainda tomou conta do gramado, após o médico do Ypiranga tentar acelerar uma cobrança de lateral e acertar uma bolada em um atleta do Tricolor. O profissional e o técnico do time de Erechim acabaram expulsos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo