Geral

Aos 35 anos, Leandro Castan anuncia fim de carreira

FOTO: Rafael Ribeiro - Vasco

Na noite desta segunda-feira, Leandro Castan, após rescindir com Guarani, clube por onde atuou brevemente, anunciou o fim de sua carreira. O ex-zagueiro de 35 anos, informou, em vídeo divulgado em suas redes sociais, que irá se aposentar dos gramados.

Castan defendeu as cores do Corinthians entre 2010 e 2012, onde conquistou o Campeonato Brasileiro em 2011 e a histórica Libertadores em 2012. Atuou, também, no Vasco, onde permaneceu por quatro temporadas. Chegou a jogar no futebol italiano, pela Roma, de 2012 à 2018, e teve duas convocações para a seleção brasileira.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Em suas redes sociais, o zagueiro falou sobre sua trajetória e sobre superações durante sua carreira.

— Chegou o momento mais difícil na vida de um atleta. Passa um filme na minha cabeça, me lembro aos 16 anos de idade saindo da casa dos meus pais atrás de um sonho, o sonho de jogar futebol. Deus me deu muito mais daquilo que eu sonhava. Nunca imaginei jogar nos times que eu joguei e conquistar os títulos que conquistei. Deus foi tão bom comigo. Mas também nunca imaginava que, aos 27 anos, no auge da minha carreira, buscando até meu espaço na seleção brasileira, depois de uma tontura e alguns exames, o médico me dizia que eu nunca mais poderia jogar futebol. Como assim? Como assim nunca mais jogar futebol? É. Foi isso. Hoje, oito anos depois, posso dizer que não consegui mais conquistar títulos, não consegui mais jogar em alto nível, não consegui mais ser aquele Castan de antes, mas posso dizer que na minha mensagem o legado que eu deixo é de superação. Oito anos superando meu corpo. Oito anos superando cada movimento que eu fazia e posso dizer que agora acabou e agora eu vou cuidar da minha família. Agora vou cuidar dos meus filhos que sempre estiveram do meu lado. Agora vou poder visitar meus pais a hora que eu quiser. Agora vou poder viajar com a minha esposa. Agora eu vou viver a minha vida. — declarou o ex-jogador.

+ Corinthians quebra escrita contra Flamengo e vence após nove jogos

+ Corinthians se reapresenta com retorno de dupla, e de olho no clássico pela Copa do Brasil

Trajetória em campo

Leandro Castan iniciou sua carreira nas categorias de base no time de sua cidade natal, o XV de Jaú. Em 2003, foi para o Atlético-MG, onde permaneceu até 2007, neste período foi campeão da Série B do Brasileiro e do Campeonato Mineiro. Foi no Galo que o zagueiro conheceu Tite, treinador com quem viria a compartilhar conquistas no Timão.

O ex-zagueiro teve passagens por Heilsingborgs, da Suécia, Grêmio Barueri, Corinthians, Roma, Sampdoria, Torino, Cagliari, Vasco, Guarani e Seleção Brasileira. Somando 489 jogos e 11 gols.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Foi no Corinthians que Castan viveu seu auge. Sob o comando de Tite, a quem conheceu no clube mineiro, foi titular nas conquistas do Brasileirão de 2011 e a Libertadores em 2012.

Após deixar a equipe de Itaquera, o ex-jogador foi para a Roma, da Itália. Mas o que parecia ser um sonho se tornou um pesadelo, quando Castan, depois de sentir uma tontura durante uma partida, precisou passar por uma cirurgia para retirada de um cavernoma – malformação vascular do sistema nervoso central – de 3 cm do cérebro.

Em 2014, após ouvir de alguns médicos que não poderia mais jogar, o ex-zagueiro se superou e retornou aos gramados, ainda na Itália, pela Sampdoria, Torino e Cagliari. Em 2018, foi contratado pelo Vasco, onde ficou por quatro temporadas.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

No Cruzmaltino, o defensor criticou e fez postagens com trechos bíblicos contra as manifestações da equipe de São Januário em favor do movimento LGBTQIA+. Este episódio gerou muita polêmica entorno do ex-atleta, fazendo com que diversos clubes se posicionassem contrários suas falas.

Em 2021, rescinde seu contrato com a equipe carioca e acerta com o Guarani, após período sem atuar. No Bugre, jogou apenas oito partidas, sendo a derrota contra o Ituano, por 2 a 0, em 28 de junho, sua última partida com as cores da equipe de Campinas e como jogador profissional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo