Lutas

Apenas cinco lutadores conseguiram vencer Mike Tyson em 58 lutas em sua carreira

Foto: John Gurzinsky/AFP Getty Images

Neste sábado irá acontecer uma grande luta de boxe para os amantes da nobre arte. Para os nostálgicos, eles terão a chance de ver dois dos maiores pugilistas de todos os tempos. Já os mais jovens, que não puderam acompanhar suas carreiras, vão poder assistir um embate entre duas lendas. Mike Tyson e Roy Jones Jr.

                 

Apesar de um cartel de Roy Jones Jr ter um cartel de 66 vitórias, nove derrotas, uma medalha de prata olímpica e cinturões conquistados em quatro categorias diferentes, todos os olhos do mundo do boxe estão voltados para Mike Tyson, que aos 54 anos, retorna aos ringues após 15 anos. Jr lutou mais recentemente, em 2018.

Entre polêmicas fora do ringue e brilhantismo dentro dele, Mike Tyson tem um cartel de 50 vitórias, seis derrotas e dois no contest, lutas sem resultados. Apenas cinco lutadores derrotaram a lenda. E o Esporte News Mundo relembra quem foram esses pugilistas que pararam Tyson ao longo de sua carreira. Confira:

James “Buster” Douglas

Esse talvez tenha sido o adversário de Mike Tyson que mais chocou o mundo. Quando Tyson tinha um cartel de 37 vitórias, sendo 32 por nocaute, e nenhuma derrota, James “Buster” Douglas desafiou o campeão mundial de três organizações: Associação Mundial de Boxe, Conselho Mundial de Boxe e Federação Internacional de Boxe.

Num combate que aconteceu em Tóquio, no Japão, Buster derrotou Mike Tyson no décimo round, da maneira que a lenda mais gostava de vencer seus adversários, com um nocaute. James Douglas ficou com três, dos quatro cinturões da categoria dos pesados, mas perderia todos na luta seguinte, para um futuro adversário de Mike Tyson, que fez lutas com ele que são lembradas até hoje.

Evander Holyfield

Sem sombra de dúvidas que o maior rival da carreira de Mike Tyson é Evander Holyfield, que já era conhecido no Brasil, pois em 1989 derrotou o brasileiro Adilson Maguila, por nocaute, mas em uma luta que Maguila deu muito trabalho ao americano, e também venceu o lendário George Foreman. Após Holyfield derrotar Buster, em 1990, e ficar com os cinturões da Associação Mundial de Boxe, Conselho Mundial de Boxe e Federação Internacional de Boxe, uma luta contra Tyson sempre foi o sonho dos amantes da nobre arte.

Porém, um combate entre Tyson e Holyfield só foi acontecer em 1996. Nesse período de seis anos, Evander Holyfield perdeu seus cinturões e Mike Tyson reconquistou os títulos da Associação Mundial de Boxe e Conselho Mundial de Boxe. Os pugilistas entraram em acordo para a luta, mas apenas o cinturão da Associação Mundial de Boxe foi colocado em jogo.

Mike Tyson chegou como grande favorito nas casas de apostas, mas Evander Holyfield provou que não era um lutador em decadência, nocauteou o adversário no 11º round e recuperou o cinturão Associação Mundial de Boxe, dois anos após perder o título da entidade para Michael Moorer. Mas a história desse combate não acabaria naquele 9 de novembro de 1996.

Sete meses depois, os lutadores voltavam ao ringue para uma revanche. O evento era tão aguardado que os valores oferecidos aos lutadores só foram superados 11 anos depois, no combate entre Oscar De La Hoya x Floyd Mayweather. Porém, o segundo combate entre Mike Tyson, novamente tido como favorito, e Evander Holyfield acabou de uma maneira decepcionante, porém, inesquecível.

Tyson já havia reclamado muito com o árbitro da primeira luta que Holyfield praticava um anti-jogo e lhe acertava cabeçadas. Logo nos primeiros minutos do segundo combate, Mike Tyson reclamou com o juiz que o oponente repetia a tática ilegal, mas foi ignorado. Com isso, partiu para uma justiça com as próprias mãos. Na verdade, com os dentes.

Irritado com as ações do oponente, Mike Tyson mordeu uma das orelhas de Holyfield, que se contorceu em dor, e arrancou um pedaço, cuspindo-o ao chão logo em seguida. O árbitro resolveu tirar dois pontos de Tyson e a luta recomeçou. Porém, ele repetiu o gesto, mas na outra orelha do oponente, e acabou desqualificado, perdendo pela segunda vez para seu principal rival. Evander Holyfield foi o único a vencer Tyson duas vezes.

A desqualificação de Mike Tyson gerou uma grande confusão no ringue, pois muitas pessoas queriam agredir o lutador e o resultado disso foram muitos feridos. Como consequência, três milhões de dólares foram retidos da bolsa de 30 milhões de Tyson pela comissão de boxe do estado de Nevada. Em 9 de julho de 1997, a licença de boxe de Tyson foi rescindida pela Comissão Atlética do Estado de Nevada e ele foi multado em mais três milhões de dólares, além de ter sido condenado a pagar as custas judiciais da audiência.

Lennox Lewis

Se Evander Holyfield foi o maior rival da carreira de Mike Tyson, pode-se dizer que Lennox Lewis foi o adversário mais difícil que ele teve. O pugilista teve em sua carreira um incrível cartel de 41 vitórias, 31 por nocaute, um empate e apenas duas derrotas. Inclusive, foi ele que tirou os cinturões da Associação Mundial de Boxe e da Federação Internacional de Boxe de Holyfield.

Se Mike Tyson foi considerado favorito nas lutas contra Evander Holyfield, diante de Lennox Lewis a situação foi diferente. Lewis viva um grande momento, enquanto Tyson, apesar de ter uma invencibilidade de seis lutas, não estava mais em seu auge. Inclusive, o combate aconteceu mais por provocações de Tyson que instigou os fãs da nobre arte, que queriam ver se ele ainda tinha condições de ser campeão.

Após muitas provocações, a luta aconteceu no dia 8 de junho de 2002, mas Tyson não era mais o mesmo e foi dominado pelo oponente. Lennox Lewis teve o controle total do combate e conseguiu o nocaute no oitavo round. Ele lutaria apenas mais uma vez e encerraria a sua carreira, aos 38 anos, com mais uma vitória, três cinturões e um título olímpico.

Danny Williams

Com Lennox Lewis aposentado, os principais cinturões do peso pesado foram para as mãos de Vitali Klitschko, que foi justamente o último oponente da carreira de Lewis. Com seu passado glorioso, Mike Tyson chegou perto de disputar um cinturão novamente, mas para encarar o ucraniano teria que vencer Danny Williams.

Porém, o tempo mostrou que Mike Tyson não era mais o mesmo. Já com 38 anos, ele não foi páreo para Danny Williams e sofreu a derrota mais rápida de sua carreira, sendo nocauteado no quarto round. Parecia que o fim da carreira estava próximo, porém, Tyson decidiu se dar mais uma chance e voltou ao ringue pela última vez, até o próximo sábado (28).

Kevin McBride

A missão não era fácil. Mike Tyson iria encarar Kevin McBride, que tinha um cartel de 32 vitórias, quatro derrotas e um empate na carreira até então, e o oponente sabia que uma vitória sobre uma das maiores lendas do boxe o levaria a disputa de título. E foi o que acabou acontecendo, para o azar de Tyson.

McBride dominou a luta e forçou o árbitro a encerrar o combate ao fim do sexto round. No combate seguinte, disputou o cinturão da Associação Mundial de Boxe contra Andrew Golota, mas acabou derrotado ainda no segundo round pelo polonês. E Tyson anunciou após a sua última derrota que estava se aposentando dos ringues.

A luta entre Mike Tyson e Roy Jones Jr acontece neste sábado (28), no Staples Center, em Los Angeles, na Califórnia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo