Santos

Apesar do aumento de receitas, análise econômica aponta diversos pontos negativos nas finanças do Santos em 2019

Uma análise econômico-financeira anual realizada pelo banco Itaú BBA indicou que o Santos teve mais pontos negativos do que positivos em seus cofres no ano passado.

                 

De acordo com o estudo, o Peixe teve o aumento de suas receitas totais e o desempenho dentro de campo como dois fatores positivos para suas finanças. Porém, seis pontos distintos foram listados pelo banco como itens que não funcionaram para o clube em 2019. Confira:

O que deu certo:

  • Aumento de receitas totais;
  • Bom desempenho esportivo;

O que não funcionou:

  • Receitas recorrentes estagnadas;
  • Dependência da venda de atletas;
  • Custos muito acima da capacidade de receitas recorrentes;
  • Investimentos acima da capacidade financeira;
  • Dívidas em alta;
  • Aumento dos questionamentos judiciais, com potencial aumento de dívidas futuras;

Portanto, de acordo com a análise, pontos importantes da última temporada foram decisivos para que o Santos tivesse problemas financeiros. As diversas contratações, por exemplo, além de renderem problemas judiciais ao clube, ainda foram vistas como custos acima da capacidade de receita.

Vale lembrar que, em 2019, o então técnico Jorge Sampaoli cansou de pedir novas contratações ao presidente José Carlos Peres. O cartola, por sua vez, tentou ao máximo satisfazer os pedidos do argentino e acabou gastando mais do que os cofres do clube aguentavam.

No final do relatório, o Itaú BBA ainda aconselhou o Santos a entender seus limites financeiros e sair do “ciclo vicioso” pra se replanejar financeiramente.

“O Santos precisa entender que há limites de gastos e investimentos, e que a venda de atletas não pode ser o pilar. E então vem o desafio de fazer mais receitas recorrentes, seja em patrocínio, seja em relacionamento direito com os torcedores. A TV já garante uma boa receita, então a dificuldade está justamente em lidar com as demais receitas a partir da força da marca (…). O Santos precisa sair do círculo vicioso e reencontrar a rota onde não mais o acaso, mas o planejamento, sejam a mola propulsora do clube”, aletrou o relatório.

Problemas continuam

Neste ano, o Santos segue enfrentando dívidas e problemas judiciais. Há pouco mais de uma semana, o goleiro Everson e o atacante Eduardo Sasha processaram o clube e pediram rescisão contratual por conta de questões financeiras.

Esses problemas fizeram a torcida do Peixe perder a paciência e pedir a renuncia do presidente Peres. Na semana passada, protestos foram feitos em pontos de Santos e São Paulo contra a gestão do dirigente.

Para saber tudo sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo