Z - Futebol Agência ENM

Após 100 dias de gestão, veja o que Casares mudou no São Paulo

Casares
Foto: Divulgação/ SÃO PAULO FC

No dia 4 de janeiro de 2020, o São Paulo deu um novo passo em sua história. O presidente eleito Julio Casares assumiu o comando e concedeu a sua primeira entrevista coletiva para apresentar um documento de metas em seus 100 primeiros dias no cargo.

                 

Hoje, quarta-feira (14), o presidente completou a marca e promete uma entrevista coletiva nos próximos dias para falar o que cumpriu ou não durante o tempo estipulado. Abaixo, confira um balanço, com base nas propostas, e veja o que foi cumprido e o que não saiu do papel.

Sem mudanças na folha salarial

Apesar da saída de jogadores com altos salários como Tchê Tchê e Juanfran, a folha salarial do São Paulo teve um pequeno de reajuste: diminuição de 1% em relação à gestão de Leco, antigo presidente.

O tricolor ainda permanece com altos salários em seu elenco. Em relação a isso, Casares afirma que mantém conversa aberta com jogadores e expõe de maneira clara a situação do clube, que não vive o melhor momento financeiro.

Em contrapartida, os seis novos jogadores não pesaram no bolso do tricolor. As movimentações foram feitas de maneira estratégica e detalhada.

Mudanças no elenco

Primeiro, um novo treinador. O argentino Hernán Crespo chegou depois de mais uma temporada frustrante do clube do Morumbi. Foi escolhido para iniciar o trabalho da nova diretoria e, com ele no comando, o torcedor viu mudanças que saíram da antiga rotina.

O treinador aceitou a saída de jogadores como Tchê Tchê, Toró e Tréllez, que não teriam espaço no elenco de 2021. Também se despediu de Gonzalo Carneiro e Juanfran, ambos com contratos finalizados. O artilheiro Brenner foi vendido.

Em contrapartida, Casares e sua diretoria se movimentaram e deram a profundidade necessária ao elenco, que se deparou com problemas de opções em temporadas passadas. A diretoria contratou seis jogadores para a temporada: Miranda, Eder, William, Bruno Rodrigues, Benítez e Orejuela. Passo importante que não era vista na gestão anterior.

Outro ponto positivo foi a renovação de contrato com Rodrigo Nestor. O meio-campista, cria da base do São Paulo, fica até 2024 depois de uma negociação conturbada, que não se concretizou na era de Leco.

Dívidas

Quando Julio Casares assumiu a presidência do São Paulo, a dívida do clube era de cerca de R$ 600 milhões. Esse assunto é o mais importante tratado pelo novo mandatário.

A venda de Brenner foi um passo importante. O FC Cincinnati, dos Estados Unidos pagou cerca de 70 milhões de reais pelo atacante e rendeu um bom dinheiro aos cofres. O dinheiro foi considerado muito importante pela diretoria já que deu início e fôlego para o clube iniciar a renegociação de algumas dívidas importantes.

Na semana passada, começou a acertar o salário de seus jogadores, que vinham desde o ano passado recebendo cortes por causa da pandemia da Covid-19. Os valores são negociados com os atletas e pagos gradualmente.

Outra pendência foi resolvida com o técnico do vôlei feminino, José Roberto Guimarães. Casares não tem planos de montar um time de vôlei.

O clube também trabalha para pagar as dívidas da negociação de Tchê Tchê, com o Dynamo de Kiev, Kaká, com o Orlando City, e a de Tiago Volpi, com o Querétaro, do México, dadas como mais difíceis pelos dirigentes.

Patrocinadores

Clube não renovou com o antigo patrocinador máster. Agora, encontra dificuldades para achar uma empresa que pague o valor ideal. Por isso, Casares negocia com várias frentes na tentativa de fechar um negócio vantajoso.

A diretoria realmente mudou?

Casares conseguiu economizar nesta parte. Com as mudanças e as saídas de grandes ídolos, houve uma economia de 37% na folha salarial dos diretores. O primeiro a ser demitido foi Alexandre Pássaro. Dias depois foi a vez de Raí e Lugano.

Rui Costa foi contratado para ser o diretor-executivo de futebol no lugar do ídolo do Tricolor. Muricy Ramalho foi nomeado como coordenador de futebol, enquanto Carlos Belmonte assumiu como diretor de futebol, cargo que não existia na gestão passada.

Além disso, Julio Casares fez questão de nomear outros conhecidos da torcida: Alex é o novo treinador da equipe sub-20 e não tem um salário considerado alto. E Zetti é o novo preparador de goleiros das categoria de base do São Paulo, em Cotia.

Dentro dos gramados

Em campo, a situação é das melhores. O São Paulo tem o melhor aproveitamento do Campeonato Paulista e uma ótima média de gols. Hernán Crespo faz, até aqui, um ótimo trabalho com sua comissão técnica. A boa campanha também pode se encaixar em um dos planos do atual presidente, é claro.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo