Botafogo

Após eliminação do Botafogo, Chamusca se mostra insatisfeito com o planejamento do calendário das partidas: “É surreal”

FOTO: VÍTOR SILVA/BOTAFOGO

Em jogo com pouca criação, o Botafogo perdeu o clássico para o Fluminense no Maracanã e já não consegue mais se classificar para a próxima fase do Campeonato Carioca. O Glorioso vem apresentando um fraco futebol e já são cinco partidas consecutivas sem vencer. Após a partida, o técnico Marcelo Chamusca concedeu uma entrevista coletiva ao vivo na BotafogoTV e falou sobre a atuação da equipe no clássico.

Antes de responder as perguntas, Chamusca mostrou insatisfação e quis pontuar algumas questões:

– Eu gostaria de pontuar uma situação que é muito inerente até pro momento que aconteceu o jogo hoje: Nós jogamos quarta-feira pela Copa do Brasil em Natal às 21:30h, voltamos na quinta, gastamos 8 horas para fazer uma logística de retorno e marcaram nosso jogo para sábado 16:00h. Eu queria até parabenizar quem fez a tabela porque é surreal analisar que você tinha todas as possibilidades de proteger o seu filiado que foi jogar um jogo pela Copa do Brasil e marca um jogo 72 horas sendo que cruzamos o país para fazer o jogo e voltar. E às 16 horas temos que colocar os jogadores no campo sem ter tempo de treinar e recuperar os jogadores. Mas tudo bem… vamos assumir nossa responsabilidade mas não poderia passar sem pontuar. E não é a primeira que acontece, é a segunda vez. Nós jogamos em São Luiz do Maranhão e colocaram um jogo nosso sábado para jogar contra o Bangu, sem tempo de recuperação, a gente teve que viajar o dia todo para retornar na quinta para jogar no sábado. É uma situação muito ruim. Coloca inclusive os atletas na isca de fadiga em risco. Mas eu acho que tão pensando muito pouco nisso.

Após demonstrar sua insatisfação com o calendário e planejamento dos jogos, Chamusca fez uma avaliação de seu trabalho pelo Botafogo:

– Eu acho que meu trabalho em termos de resultado é ruim porque tínhamos objetivos e eu não entreguei os objetivos então eu assumo a minha responsabilidade como treinador, que era classificar entre os 4 e avançar na Copa do Brasil. Estou muito descontente com os resultados e com alguns jogos na nossa performance e atitudes dos jogadores. Mas estou disposto, junto com a diretoria, de melhorarmos, ter um tempo de trabalho agora para ter uma equipe mais consistente e mais equilibrada para que a gente possa vencer os jogos. Porque é para isso que fui contratado, se eu não vencer os jogos não adianta.

Chamusca também falou sobre as contratações do clube para a temporada até aqui:

– Todas as contratações foram seguidas com o máximo de rigor possível e análises, inclusive à medida que os jogadores estavam sendo contratados eu acho que tinha um consenso, nós estávamos buscando bons jogadores, a maioria deles tinham outros clubes buscando a contratação (desses jogadores). Ou seja, não eram jogadores que estavam no mercado e não tinham possibilidade de jogar em outros clubes, principalmente levando em consideração a Série B. Agora, o que eu falar num momento como esse, após uma derrota num clássico, vai ter um peso diferente. Mas nada foi feito sem critério, tudo foi feito com muito critério e com maior planejamento possível. Claro que quando você vai para o mercado e contrata você corre um risco muito grande de alguns jogadores encaixarem outros, às vezes não encaixam. Isso faz parte do futebol. Eu acho que a gente tem tido alguma dificuldade neste início de trabalho, algumas peças não encaixaram mas provar que o trabalho do treinador é tentar fazer essas peças se encaixarem e é uma mecânica, a gente tem tido muita dificuldade, algumas lesões que atrapalharam, falta de tempo de treinamento, recuperando e jogando de novo. Isso tudo traz um pouco de desconforto e a gente tem sofrido muito por isso.

O técnico também fez uma avaliação da equipe para a temporada:

– O time não está pronto, está muito longe disso, o time tem que melhorar muito em todos os aspectos e vai melhorar porque nós vamos trabalhar para melhorar. Dentro do nosso planejamento existem algumas questões que precisamos pontuar em relação às contratações e isso vai ser trabalhado a partir dessa semana. Ninguém aqui está satisfeito com as eliminações, muito menos eu. 

Marcelo Chamusca falou sobre a questão da falta de conclusão das jogadas do time:

– Isso é uma situação já recorrente, a ineficiência. Isso tem várias situações que podemos colocar. Em aspectos técnicos, algumas tomadas de decisões, algumas execuções, que são feitas sem a qualidade que se precisa. Tem o aspecto que pesa muito pela condição de momento, que é o aspecto emocional, o jogador fica muito ansioso e às vezes atropela as ações e acaba perdendo uma boa oportunidade. Não é só o trabalho do treinador, uma tomada melhor de decisão requer campo. Depois de cinco jogos, viemos jogar em um campo de verdade, porque estávamos jogando em Mesquita, Bacaxá, no campo do ABC terrível. Então isso tudo tem influência, o trabalho do treinador é tentar melhorar e vou trabalhar para melhorar essas questões.

Chamusca falou do planejamento do clube para as próximas partidas:

– O nosso planejamento está muito atrelado à tabela da competição porque a ideia é aproveitar o tempo que temos de disponibilidade de treino. Se tem uma coisa positiva em tudo isso negativo, é que vamos ter mais tempo para ter os jogadores em campo, entrosar os jogadores e começar muito mais preparado para começar em uma posição melhor e não tenho dúvida de que isso vai acontecer.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo