Olimpíadas

Após fazer história com medalha de prata, Rebeca Andrade compartilha o feito e declara: ‘acreditem no sonho e sigam firmes’

Foto: Jonne Roriz/COB

Rebeca Andrade fez história e se tornou a primeira brasileira nos Jogos Olímpicos a subir no pódio da ginástica artística. A modalidade tinha rendido medalhas para o Brasil apenas no masculino. A ginasta ganhou a medalha de prata na prova individual geral, que soma a nota de quatro aparelhos. Emocionada pelo feito histórico, Rebeca fez questão de agradecer a todos que contribuíram em sua trajetória.

— Essa medalha não é só minha, é de todo mundo. Todo mundo sabe da minha trajetória, de tudo que passei. Se eu não tivesse cada pessoa dessa na minha vida, isso aqui hoje não teria acontecido. Eu tenho total consciência disso. E com certeza Deus, sempre me protegendo e me capacitando para eu estar brilhando aqui. Então eu sou muito grata a todo mundo.

A própria história de dificuldade foi exaltada por Rebeca, que ressaltou a importância de não desistir dos sonhos.

— Acho que mesmo se eu não tivesse ganhado a medalha, eu teria feito história, justamente pelo meu processo para chegar até aqui. Não desistam, acreditem no sonho de vocês e sigam firmes. Dificuldade sempre teremos, mas temos que ser fortes suficientes para passar por isso. Tive pessoas maravilhosas que me ajudaram a passar por esse processo e espero que vocês tenham pessoas incríveis para ajudar a chegar no topo assim como cheguei.

+ Rebeca Andrade é prata na ginástica artística

A favorita da prova era a norte-americana Simone Biles, mas a ginasta desistiu de competir, alegando problemas psicológicos. Rebeca Andrade elogiou a atitude da atleta e destacou o lado humano da estrela.

— Ela ter saído não foi negativo. Atleta não é robô, é humano. Foi uma decisão sábia. Não se brinca com a cabeça. O que mais admiro nela é a questão psicológica. Ela é a melhor do mundo, talentosa, e a pressão é grande. Fiquei orgulhosa com a atitude e por ela ter pensado em si antes de qualquer outra coisa.

Elogios da lenda

O feito de Rebeca Andrade chamou à atenção da ex-ginasta e lenda do esporte, Nadia Comaneci. Nas redes sociais, a romena escreveu:

“Tão orgulhosa de você e de sua equipe pelo trabalho duro e dedicação… Você fez história” #rebecaandrade

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo