Z - Z Não marcar 3

Após ficar fora por mais de dois anos, Klay Thompson tem grande retorno em conquista dos Warriors

Klay Thompson
Divulgação/Klay Thompson

Passado o sétimo título do Golden State Warriors, algumas figuras se destacaram nas duas últimas campanhas em que o time ficou de fora dos playoffs (com direito ao último lugar do Oeste em 19/20) até outro título da NBA. Klay Thompson representa em pessoa o que parecia um fim de uma era ao renascimento do time, após sofrer duas graves lesões que o afastou de quadra por mais de dois anos. O ala-armador voltou em janeiro desse ano e foi peça importante do Golden State.

Klay Thompson foi escolhido na décima primeira posição pelo Golden State Warriors no draft de 2011, e assim ao lado de Stephen Curry e Draymond Green formam trio histórico da NBA. Também como ele, Curry e Green foram selecionados pelos Warriors e sempre defenderam apenas o mesmo time, estabelecendo uma base de uma equipe extremamente vencedora com quatro títulos. Klay Thompson sempre foi um jogador que ao lado de Steph Curry, impôs um estilo próprio de jogo ao time que dominou a liga, não à toa os atuais campeões chegaram a incríveis seis finais disputadas nas últimas oito temporadas. Os Splash Brothers revolucionaram a forma como a NBA é jogada atualmente, com seu volume e eficiência nos arremessos de três pontos, formando uma dupla de ataque letal que incomoda qualquer adversário.

A partir de 13 de junho de 2019, sua carreira teve um marco inesquecível negativo que poderia fazer Klay Thompson ter outro rumo na NBA. Thompson sofreu uma ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no jogo 6 das finais contra o Toronto Raptors (jogo que deu o título ao time canadense), uma lesão complexa que demanda pelo ao menos de seis a oito meses de recuperação, e como o Golden State Warriors ficou de fora da pós-temporada de 19-20, fez com ele perdesse a temporada por completo e só voltasse na temporada seguinte.

Depois de perder uma temporada inteira, o que já seria bem ruim pra um atleta de alta performance, outro fato lamentável aconteceu ao camisa 11 que fez com que todo espectador de basquete e da NBA ficasse receoso sofre seu futuro no esporte, outra lesão grave sofrida. Durante a preparação da temporada de 20/21, o ala-armador rompeu o tendão de Aquiles do pé direito em um treino em novembro, lesão ainda mais complexa que a anterior, uma vez que compromete gravemente a capacidade de movimentar pés/pernas de uma pessoa e o prazo de recuperação completa é de até um ano, algo terrível para um jogador de basquete que precisa se mexer constante, já que se trata de um esporte muito dinâmico. Em 28 de novembro de 2021, Klay Thompson dava um passo importante em relação ao seu retorno à NBA, foi para o Santa Cruz Warriors, filial do Golden State Warriors na G-League (liga de desenvolvimento da NBA), para se recondicionar fisicamente antes de voltar ao time principal.

Em seguida de duas graves lesões sofridas e um período árduo de recuperação, em 9 de janeiro desse ano e prestes a completar dois anos e sete meses sem entrar em quadra pelo um jogo da NBA, Klay finalmente retornou em partida contra o Cleveland Cavaliers, no Chase Center, nova arena do Golden State que não havia jogado ainda; o retorno foi digno de sua qualidade, 17 pontos em 20 minutos jogados na vitória do time por 96 x 82. Ele ainda teve quebra de marcas pessoais como, passou o Lebron James em duas ocasiões e foi para o segundo colocado, nas bolas de três convertidas na história dos playoffs e também na lista de mais bolas de três nas finais da NBA; foi decisivo nos jogos que deram a classifição para o time da Califórnia contra o Memphis Grizzlies e Dallas Mavericks, anotando 30 pontos (oito bolas do perímetro) e 32 pontos (oito bolas do perímetro), respectivamente. Klay Thompson terminou com números muito bons pra quem ficou tanto inativo, médias de 20.4 pontos e 3.9 rebotes por jogo na temporada regular e 19 pontos e 3.9 rebotes nos playoffs.

Klay Thompson tem contrato com a atual franquia até 23/24 e está com 32 anos, com pelo ao menos de três a quatro anos mais de um bom basquete, ou será que são mais? O jogador quatro vezes campeão da NBA já mostrou que empenho e superação é com ele mesmo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo