Figueirense

Após ficar sem marcar por quase um mês, Figueirense bate o América-MG e sai do Z4

Foto: Andrey de Oliveira/FFC

O Figueirense encerrou um jejum de cinco jogos sem marcar ao bater o América-MG, neste sábado (19), por 1 a 0. A partida, válida pela 10ª rodada da Série B, aconteceu na Arena Independência, em Belo Horizonte. O gol responsável por tirar o clube alvinegro da zona de rebaixamento foi marcado pelo estreante Dudu.

                 

O jogo

O Figueirense começou marcando alto e foi quem teve as primeiras chances de gol com Everton Galdino e Keké, aos 9 e 10 minutos respectivamente. Depois, aos 15′, o Furacão baixou um pouco as linhas, fazendo uma meia pressão. Isso facilitou a saída de bola do América-MG, que explorou bastante a direita de seu ataque. Por ter jogado no meio da semana pela Copa do Brasil, e visando o confronto de terça também, o Coelho tentou cadenciar mais a partida, ficando mais com a bola.

Além da marcação, outra evolução perceptível do time do Figueirense foi a organização em campo. Todos os jogadores estavam cientes de onde estavam e do que tinham que fazer. Tanto que raramente sobrou um jogador adversário sozinho e a cobertura sempre estava atenta. Apesar de ter sofrido mais pela esquerda, o setor defensivo conseguiu anular as jogadas do time da casa. Com a bola, foi possível ver um Figueirense mais calmo e paciente. Aos 28 e 36 minutos, o América-MG teve boas chances, com direito à bola na trave.

O primeiro tempo foi marcado pelas poucas chances de gol e demonstrou que o problema na transição ofensiva do Furação persiste. Essa dificuldade no último terço do campo passa pela falta de criatividade dos meias e de efetividade dos atacantes. Elano optou pela centralização do Keké ao invés de aberto pelos lados, mas não surtiu efeito.

Na segunda etapa, o América-MG já começou assustando aos 8 minutos, mas foi mal na decisão da finalização da jogada. A equipe do técnico Lisca marcou alto durante os primeiros 15 minutos, mas não surtiu efeito. Foi então que o estreante com a camisa do Figueirense, Dudu, abriu o placar. O meia deu um fim no jejum do clube, que estava há cinco jogos sem marcar (incluindo a Copa do Brasil). Um a zero para o Furacão, que não acontecia há quase um mês.

O América-MG, atrás no placar, foi para cima. Porém, o sistema defensivo do Figueirense, muito sólido, não deixou concretizar as investidas adversárias. O jogo virou ataque contra defesa. Com a posse de bola, o Furacão tentou prendê-la no ataque, fazendo passar o tempo. O primeiro resultado positivo com o técnico Elano foi reflexo do bom tempo de preparação. Agora, com esse respiro, o treinador pode passar, cada vez mais, seu estilo de jogo para os atletas.

Situação

Com os resultados parciais da rodada, o Figueirense chega a 9 pontos e sobe para a 14ª colocação, saindo da zona de rebaixamento. Já o América-MG permanece em 5º, com 17.

Agenda

Na próxima rodada, o Figueirense recebe o Guarani, no próximo sábado (26), às 11h. O jogo vai acontecer no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Já o América-MG recebe a Ponte Preta, na terça-feira (22), às 21h30. A partida é válida pela Copa do Brasil e acontecerá na Arena Independência, em Belo Horizonte.

PARA SABER TUDO SOBRE OS TIMES DE SANTA CATARINA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo