Geral

Após investigação, diretoria do Barcelona aponta as irregularidades da gestão Bartomeu

Barcelona
JOSEP LAGO/AFP via Getty Images

O atual presidente do Barça, Joan Laporta, tornou públicos os resultados da investigação sobre todas as ações suspeitas da gestão do ex-presidente, Josep Maria Bartomeu. Segundo as informações divulgadas, diversas áreas do clube foram drasticamente afetadas pelas práticas de sua gestão. Laporta aguarda a justiça definir se os atos serão considerados crimes.

                 

Não é à toa que o atual momento do Barcelona é um dos piores de sua história. O futebol apresentado e a falta de títulos expressivos nos últimos anos são apenas o reflexo da má administração de seus diretores, mas, além disso, da negligência praticada pelos mesmos, afundando o clube em dívidas, falta de prestígio e falta de planejamento futebolístico.

+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Após as investigações que Laporta comandou, para analisar as ações da diretoria de Bartomeu, é evidente que os acontecimentos prejudicaram o futuro do Barcelona. A começar com os salários: o valor que o clube pagava seus jogadores era em torno de 40% maior do que outros grandes clubes da Europa. Com isso já sendo descoberto anteriormente, a diretoria atual conseguiu uma redução de 159 milhões de euros apenas em salários (próximo a R$950 milhões), segundo o jornal MARCA.

Laporta evidenciou também as grandes comissões que empresários ganhavam nas negociações e transferências de jogadores. Quando há um pagamento em média de 5% em outros clubes, no Barcelona eram pagos 33%. Em uma negociação, foi pago 10 milhões de euros para um intermediário, valor este completamente desproporcional.

— La Fiscalía dirá se o pagamento de comissões milionárias pela compra e venda de jogadores é anormal. O flagrante é que não houve transparência, afirma o presidente.

As ações de Bartomeu girava em torno dos jogadores, com valores escondidos e falsificação de documentos. Um intermediário estrangeiro ganhava fortunas para supostamente ser um “olheiro” do clube, mas não apresentava relatórios a respeito. Além do pagamento de 15 milhões de euros para um clube da 1ª divisão para o Barça ter prioridade em jovens.

Laporta detalhou a queixa para La Fiscalía para três supostos crimes de Bartomeu: apropriação indevida, administração injusta e falsidade contábil. Dessa forma, ocorreram pagamentos incomuns, com falsa causa e desproporcionais. Após o levantamento das informações feitas com a investigação, cabe a justiça analisar e decretar se essas acusações serão consideradas criminosas por parte da diretoria anterior, e sua suposta pena.

— Eu não desejo mal a ninguém, nem àqueles que me machucaram. Nós só exercemos responsabilidade, por repeito aos parceiros. Estamos em uma situação em que quem causa dano deve pagar por isso, completa Laporta.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo