Fluminense

Após saída de Abel Braga, Fluminense mantém média na troca de treinadores por temporada

Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

Abel Braga entregou o cargo de treinador do Fluminense na quinta-feira (28), depois de mais uma atuação ruim do time no empate em 0 a 0 contra o Unión Santa Fé (ARG) pela Copa Sul-Americana. Auxiliar permanente do clube, Marcão volta à beira do campo no duelo diante do Coritiba pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Esporte News Mundo levantou dados dos técnicos que passaram pelo Fluminense nos últimos cinco anos. Foram oito técnicos nesse período, o que corresponde a quase dois treinadores por ano. Ou seja, as temporadas do Tricolor Carioca, de uma forma geral, vai sempre passar por, pelo menos, uma troca no comando da equipe.

Curiosamente, a lista começa com Abel Braga, que dirigia a equipe em 2017 e iniciou seu trabalho em dezembro de 2016. Sua saída aconteceu no final de junho de 2018 e ele deu lugar a Marcelo Oliveira. O mineiro firmou contrato até o fim da temporada e deixou o comando da equipe em novembro.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Antes de começar a temporada 2019, o Fluminense anunciou a chegada de Fernando Diniz, depois que o técnico fez um ótimo trabalho a frente do Athletico-PR. Em um ano conturbado na política do clube, o treinador foi mantido pelo recém eleito, à época, presidente Mario Bittencourt, mas acabou sendo demitido em agosto, após uma sequência ruim de resultados.

O experiente Oswaldo de Oliveira chegou para uma passagem relâmpago de apenas um mês. Seu trabalho ficou marcado pela eliminação nas quartas de final da Copa Sul-Americana para o Corinthians e uma briga com Paulo Henrique Ganso, depois que o camisa 10 foi substituído no confronto com o Santos.

+ Só falta assinar! Fluminense encaminha contratação de Fernando Diniz

+ Fluminense deposita primeira parcela do plano de pagamento de dívidas

Com o mesmo planejamento do ano anterior, Odair Hellmann foi confirmado pela diretoria tricolor para comandar a equipe em 2020. O treinador conquistou a Taça Rio daquele ano e vinha fazendo boa campanha no Brasileirão. Por conta da pandemia, a competição foi retomada em agosto e estendida até fevereiro de 2021. O técnico gaúcho, no entanto, recebeu uma oferta milionária do mundo árabe e deixou o Fluminense em dezembro.

A chegada de Roger Machado gerou muitas expectativas no torcedor. Durante os seis meses à frente do time, o técnico conquistou resultados importantes como a classificação em primeiro lugar no grupo da Libertadores – com direito à vitória sobre o River Plate, na Argentina – e chegada às quartas de final da competição continental. O desempenho no Campeonato Brasileiro acabou derrubando o treinador, em agosto.

O último nome dessa lista, na verdade teve seis participações ao longo de todas essas trocas de técnico. Entre uma demissão e outra, Marcão era sempre acionado para comandar a equipe. Na maioria das vezes como interino, mas em duas oportunidades, o ex-volante foi efetivado no cargo e conquistou resultado expressivos como técnico do Fluminense. Na temporada 2020, levou a equipe à quinta colocação no Campeonato Brasileiro, garantindo a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. No ano passado, nova classificação à competição Sul-Americana. Sua primeira oportunidade foi em 2016, após a saída de Eduardo Baptista.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo