Futebol Internacional

Após um ano na Fiorentina, Igor Julio fala sobre desenvolvimento pessoal e sequência no clube ao ENM

Foto: Gabriele Maltinti/Getty Images

A escola italiana de futebol é uma das mais famosas do mundo. Através do Calcio, muitos zagueiros, laterais e volantes multifunções são formados. É lá que Igor Julio, brasileiro com passagens pelo futebol austríaco, está engatando uma sequência. Emprestado à Fiorentina pela SPAL, ele concedeu entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo para falar sobre o primeiro ano como jogador da Viola.

A adaptação do Fußball ao Calcio

Com 13 jogos na temporada, Igor começa a engatar uma sequência estável na Fiorentina comandada por Cesare Prandelli. Apesar da passagem pela SPAL, é na Viola que o zagueiro está se desenvolvendo. Sobre a adaptação, ele cita vontade de aprender e vivenciar o momento. “Apesar das dificuldades, com idioma e pessoas de toda parte do mundo, eu sempre consegui me dar bem tanto dentro quanto fora do campo. Esse tempo de adaptação sempre foi muito bom e bem aproveitado”, conta.

O futebol italiano tem diferenças em relação ao estilo dos zagueiros, que auxiliam na saída de bola e pressionam de forma diferente. Igor conta que percebeu mudanças no estilo, como na hora de marcar, na velocidade e na ofensividade, algo que desenvolveu durante o período na Itália.

No meu estilo de jogo, mudou que tenho mais liberdade pra conduzir a bola ao ataque, fiquei mais inteligente e forte na marcação e mais inteligente na saída de bola

Igor Julio sobre estilo de jogo

Durante a temporada, a Fiorentina experienciou a troca de técnicos. Com a saída de Iachini e a chegada de Prandelli, velho conhecido da Viola, Igor conta que houve uma mudança de trabalho. Ele relata que o treinador houve as ideias dos jogadores e deixa claro que todos os atletas deveriam buscar o próprio espaço. “Procuro sempre ouvi-lo e fazer tudo que ele pede da melhor maneira possível, sei que assim posso chegar longe”, diz Igor.

A virada de chave da Fiorentina

Um dos jogos marcantes da temporada para o torcedor da Viola foi a vitória por 3 a 0 sobre a Juventus em Turim. O jogo aconteceu em 22 de dezembro e Igor estava em campo no confronto histórico.

Sobre a partida, ele conta que houve um trabalho importante durante a semana para que os atletas entendessem que poderiam jogar de igual para igual. Igor ainda relata que a equipe estava confiante e com vontade de vencer. “Depois que vimos que estávamos com um a mais dentro de campo, acho que foi aí que percebemos que era nosso dia”, conta.

Com confiança, a Fiorentina encurralou a Juve e aplicou a goleada com Vlahovic, Cáceres e Alex Sandro (contra).

Uma nova era na Itália

Nos últimos anos, a Itália viu a Juventus vencer o Scudetto nove vezes consecutivas. Porém, o futebol italiano passou por mudanças nos últimos dois anos e voltou a trazer competitividade aos fãs do calcio. Hoje, a briga na tabela acontece do topo ao fim. Enxergando o futebol na lente de um jogador, Igor relata que o nível está aumentando, o que deixa o campeonato mais emocionante.

Ele percebe as dificuldades experienciadas dentro da Fiorentina, que ocupa a 15ª posição na tabela. No entanto, Igor fala sobre as expectativas em chegar à parte de cima da tabela e na busca pelas metas, um jogo de cada vez.

Um ano de Viola

O marco de um ano em um clube é importante para a carreira de um jogador. E, dentro de um ano, Igor ganhou a confiança do treinador, desenvolveu novas habilidades e aprendeu com as referências dentro do elenco. Com apenas 23 anos, ele relata que aprende com todos, destacando a experiência dos jogadores mais velhos e com mais vivências no futebol.

Dentro de um ano, Igor destacou o aprendizado e o trabalho sério. Ele conta que o resumo do primeiro ano na Fiorentina foi dar o melhor todos os dias, mesmo quando a oportunidade não chega. “Pro meu futuro, quero continuar tendo sequência, jogando cada vez mais, honrango essa camisa e dando alegria aos torcedores”, finaliza.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo