Fluminense

Após vitória, Diniz argumenta que Fluminense “se comportou de maneira excelente” na partida

FOTO: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

O Fluminense ganhou de 1 a 0 do Fortaleza no Castelão. Com a vitória, foi para a sétima colocação com 11 pontos. Mesmo assim, não fez uma boa partida. O Tricolor sofreu sufoco do Leão na maior parte do jogo e teve números inferiores. Por exemplo, o Flu teve 7 finalizações. Já o time cearense, 23. O técnico Fernando Diniz defendeu a atuação da equipe carioca na coletiva e afirmou que mereceu a vitória.

– Jogar aqui (Castelão), com a logística que a gente teve que fazer, um jogo super pesado na quinta (Sul-Americana, contra o Unión Santa Fé), se recuperar pra vir enfrentar calor, campo pesado, estádio com o gramado péssimo, o time se comportou de maneira excelente naquilo que eles poderiam fazer. (…) Então, o time soube jogar com inteligência, sobretudo com muita vontade e dedicação, mereceu a vitória.

Para Fernando, o Fluminense soube aproveitar os espaços para conquistar mais três pontos no Campeonato Brasileiro.

– O Fluminense soube aproveitar os espaços porque fez um gol. A gente vai sempre ir atrás da posse de bola. Mas, a gente também tem um plano b, que é saber se defender bem. Quando começou o jogo, tava equilibrado, a gente tava com a marcação alta, e ai fizemos o gol.

O treinador também afirmou que o Flu controlou bem o Fortaleza durante o jogo.

– Depois do gol, o time ficou dividido entre saber se ia pressionar ou se ia se defender, aí a gente resolveu baixar. Embora não pareça, ficou uma situação bastante controlada. O Fortaleza teve poucas chances claras pelo volume que eles tiveram. A equipe soube se portar muito bem para vencer a partida. A gente tem que jogar de acordo com o que a gente consegue no momento. Com o tempo, treinando, a gente vai se encaixando.

O técnico também comentou o volume do Fortaleza durante o jogo. Mas, concluiu que em chances reais, os dois times tiveram resultados parecidos.

– Nossa ideia era marcar o Fortaleza um pouco mais alto. Ao não encaixar a marcação da forma que a gente queria, o Fortaleza acaba empurrando a gente pra trás. O time inteligentemente foi mais pra trás do que o Fortaleza gostaria. Então, ficou uma carência muito grande de espaço. Se ver o que aconteceu no jogo, (o Fortaleza) teve esse volume de chegadas de linha de fundo, de escanteio, mas de chances claras de gol, é muito parecido (com o Fluminense). Quando conseguia trocar passes, a gente chegava com muito mais clareza do que o Fortaleza tava chegando.

Diniz também falou sobre o segundo gol do Flu, aos 32 minutos do segundo tempo, que foi anulado pelo VAR.

– (o resultado) Podia ser 2 a 0, porque, na minha opinião, foi um gol pessimamente anulado.

O treinador explicou que faz rodízio de laterais para tentar encontrar a equipe com mais chances de vitórias. No caso do jogo de hoje, foi a formação que ele escalou foi a melhor, mas pode mudar no futuro.

– O rodízio é pra por a equipe com melhor chance de vencer, meu primeiro critério é esse. Atuar com esses jogadores foi um jeito que eu achei melhor, e os jogadores corresponderam. Isso não impede que os laterais voltem a jogar. Mas, nesse momento, foi a melhor formação que eu encontrei.

Diniz justificou a substituição de Nathan, no inicio do segundo tempo.

– A gente tinha que ter um time que soubesse defender melhor ainda do que tava se defendendo,  que ganhasse mais movimento no meio do campo. O Yago é um jogador que da mais mobilidade. A gente não tava tendo muita posse, então não justificava ter o Ganso e o Nathan. A gente precisa ter mais controle do jogo. Não justifica você ter dois jogadores extremamente técnicos e ficar com linha baixa a maior parte do tempo. Foi o que aconteceu no segundo tempo.

Por fim, o técnico informou que ainda vai conversar internamente sobre o jogo contra o Oriente Petrolero, na Sul-Americana. Fernando também reiterou que o Fluminense ainda tem chance de avançar de fase.

– A gente vai pensar no próximo jogo, a gente vai falar com os jogadores, resolver quem vai jogar. O Fluminense ainda tem chance de se classificar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo