Coritiba

Aquino, Bertagnoli, Brunoro e Morínigo: Conheça os novos contratados do Coritiba

Morínigo
Foto: Divulgação/apf.org.py

2021 começa agitado no Alto da Glória e gestão de Renato Follador traz mudanças no comando técnico e no departamento de futebol

A nova gestão, empossada em 30 de Dezembro, começou o ano com a tarefa quase impossível de conquistar a permanência na Série A. A primeira semana do Coxa tem jogos importantíssimos, e o Alviverde recebe, em casa, o Goiás e o Athletico-PR.

As mudanças vieram de imediato: o ex-diretor de futebol, Paulo Pelaipe, que tinha contrato até Fevereiro, deixou o clube. Pachequinho também foi demitido do cargo de auxiliar técnico da comissão permanente. Os substitutos foram anunciados no Domingo (03).

Paulo Thomaz de Aquino

Ex-vice presidente do Coritiba em 2014, na gestão de Vilson Ribeiro de Andrade, Aquino volta ao CT da Graciosa para um novo cargo: o de coordenador de preparação esportiva. Ele será responsável pelo desempenho esportivo e pela execução das valências de preparação física, tática e técnica. Paulo trabalhará junto às outras duas coordenações: a de captação e de formação e desenvolvimento. Os coordenadores das outras duas vagas devem ser anunciados na segunda-feira (04).

Coritiba apresenta novidades para sequência da temporada
Aquino já participou dos treinos no CT Bayard Osna neste Domingo (04). Foto: Coritiba

Júlio Sérgio Bertagnoli

Ex-goleiro. Como jogador, conquistou o Campeonato Brasileiro em 2002 e 2004 pelo Santos, e teve uma passagem pela equipe da Roma entre 2006 e 2013. De acordo com o treinador Luciano Spalletti, já foi o “terceiro melhor goleiro do mundo”. Aposentou-se dos campos em 2014.

Como treinador, já disputou a Série D pelo CRAC, de Goiás. Também teve passagens pelo Sertãozinho, em 2016, e pelo Olímpia, Prudentópolis, Linense e Marília. Estava sem clube, e vem para substituir Pachequinho na vaga de auxiliar técnico da comissão permanente.

Já participou dos treinamentos no domingo (03), e é ele quem comandará o Coritiba contra o Goiás na quarta-feira (06). Será o sexto treinador a comandar a equipe do Coxa, depois de Eduardo Barroca, Mozart, Jorginho, Pachequinho e Rodrigo Santana.

Bertagnoli teve passagem pelo Coritiba, em 2007, mas deixou o Alto da Glória sem vestir a camisa do time. Foto: Coritiba

José Carlos Brunoro

Foi dirigente do Palmeiras entre 1992 e 1996. Depois disso, teve passagens pelo Fortaleza, Audax e Chapecoense. Em 2020, foi consultor de planejamento e estratégia do Cruzeiro. No Coxa, ele vem para ocupar o novo cargo de diretor executivo, que estará acima das três coordenações (captação, preparação esportiva e formação e desenvolvimento).

Será responsável pelo balizamento das metas do planejamento para lidar com a execução do dia-a-dia. Brunoro já está em Curitiba e já participou das reuniões com o G6 para a definição de um novo treinador. Vai ao Alto da Glória para substituir Pelaipe.

Brunoro tinha contrato com o Cruzeiro até o fim de 2020. Foto: Cruzeiro

Gustavo Morínigo

O novo treinador do Coritiba deve ser anunciado nessa segunda-feira (04), junto dos outros dois nomes que ocuparão as coordenações. Morínigo já tem valores e tempo de contrato definidos, e deve chegar a Curitiba na quarta-feira (06) para oficializar a contratação. Será, provavelmente, o comandante da equipe no Atletiba, e o sétimo treinador a liderar o Alviverde na temporada 2020/2021.

Como treinador, Morínigo tem passagens pelo Nacional Asunción, Cerro Porteño e treinou as equipes Sub-20 e Sub-17 da Seleção Paraguaia. Seu último clube foi o Libertad, em 2020. Aos 43 anos, o paraguaio já levou o Nacional à final da Libertadores e foi eleito o melhor treinador paraguaio por três anos consecutivos. Em números gerais, seu aproveitamento como treinador é de 50% (29 vitórias, 25 empates e 20 derrotas).

Morínigo já atuou como meio campista. Foto: Divulgação/apf.org.py

Para saber tudo do Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo