São Paulo

Arboleda, Bruno Alves ou Diego Costa? A dança das cadeiras na zaga do São Paulo

Foto: Reprodução

A sequência fora de casa bem como os desfalques fizeram Fernando Diniz escalar uma dupla diferente de zagueiros nos últimos jogos. Em cada uma das três últimas partidas, o São Paulo entrou com um par diferente na defesa e, se por um lado, Diego Costa perdeu espaço, Arboleda viu a oportunidade de retomar a posição.

O São Paulo tem uma briga interessante na linha de defesa. Ao menos quatro atletas disputam as duas vagas destinadas aos zagueiros. Com as opções de Arboleda, Bruno Alves, Diego Costa e Léo, a dança das cadeiras pela titularidade está longe de acabar nesta temporada.

ARBOLEDA E BRUNO ALVES

Em primeiro momento, o dueto: Arboleda e Bruno Alves. Dupla incontestável em 2019, titular durante toda a temporada passada e dona do recorde de melhor defesa do clube desde 2007. Mas aí veio a pandemia e com ela a eliminação no Paulistão.

Depois da eliminação para o Mirassol, a dupla perdeu força e não resistiu aos maus resultados no início do Brasileirão – foram sacados na 5ª rodada, dando lugar aos jovens Diego Costa e Léo.

DIEGO COSTA E LÉO

Mesmo com a improvisação de Léo, originalmente lateral-esquerdo, o dueto deu liga. A junção alavancou o São Paulo a conquistar três vitórias seguidas, com apenas um gol tomado. No entanto, mais uma vez, outra eliminação custou a mudança da dupla.

Em outro momento de pressão, o São Paulo se viu eliminado da Libertadores após o péssimo desempenho defensivo da dupla ainda inexperiente, Diego e Léo. Fernando Diniz, à beira de cair do cargo, trouxe novamente Bruno Alves para a titularidade, dessa vez, para fazer dupla com Diego Costa.

BRUNO ALVES E DIEGO COSTA

A mescla de experiência de Bruno com o talento de Diego também mudaram o espirito da defesa Tricolor. A dupla esteve presente na quebra de tabu no clássico contra o Palmeiras e na arrancada rumo às primeiras posições do Brasileirão. Teve como revés, porém, a eliminação para o Lanús na Sul-Americana.

Apesar da arrancada ter sido o grande mérito da defesa, a falta de experiência de Diego pesou para que o atleta fosse perdendo o status de unanimidade. Enquanto isso, Robert Arboleda crescia, mesmo na reserva do São Paulo.

ARBOLEDA PEDE PASSAGEM

Arboleda comemorando o gol diante do Bahia. Foto: Miguel Schincariol/saopaulofc.net

Com boas atuações pela seleção do Equador, Arboleda foi aos poucos pressionando Fernando Diniz, que cedeu quando os desfalques bateram à porta. Com Bruno Alves fora, por risco de contaminação de Covid-19 e Diego Costa suspenso por terceiro amarelo, o Tricolor se viu com apenas três zagueiros disponíveis para o duelo contra o Bahia.

No duelo de tricolores, Arboleda foi escalado e não decepcionou. Foi sólido defensivamente e quando foi ao ataque, marcou. O gol diante do Bahia foi a ‘cereja do bolo’ na atuação do equatoriano, que jogou a responsabilidade para Fernando Diniz.

O histórico de indisciplinas extracampo, agravado pela presença do equatoriano em um show de funk durante a pandemia, afastou o atleta que já não tinha um bom desempenho no pós-parada. No entanto, a experiência do zagueiro aliada a seleção do Equador, devolveu ao jogador sua posição na equipe titular.

Nas eliminatórias para a Copa de 2022, Arboleda tem um gol e uma assistência, além de ser um dos líderes do elenco do Equador, que faz ótima campanha, ocupando a terceira posição geral, atrás somente de Brasil e Argentina.

GOIÁS X SÃO PAULO

Arboleda deve ser titular na equipe que encara o Goiás, nesta quinta (03). De acordo com o último treinamento realizado por Diniz, o zagueiro volta ao time principal ao lado de Bruno Alves, reeditando a dupla titular no último ano.

Diante do Goiás, o São Paulo terá a quarta dupla de zaga diferente pelo quarto jogo seguido. Vale lembrar que, apesar das trocas, o Tricolor tem a melhor defesa do Brasileirão, ao lado do Grêmio, com 20 gols tomados.

Veja a provável escalação do Tricolor Paulista:  Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Daniel Alves e Igor Gomes; Brenner e Luciano. Técnico: Fernando Diniz

Para saber tudo sobre o São Paulo siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo