Campeonato Brasileiro

Arena Independência completa 71 anos de fundação; palco da história mineira e da Copa do Mundo de 50

Arena Independência completa 71 anos de fundação; palco da história mineira e de Copa do Mundo de 50
Mourão Panda/ América

Hoje, um ídolo do América-MG completa 71 anos. Sim, o senhor Estádio Raimundo Sampaio. A famosa Arena Independência. O gramado que sedia os jogos em casa de um dos mais tradicionais clubes da história do Brasil. Além disso, também está presente nas glórias de rivais, como a Libertadores de 2013 do Atlético-MG. A arena é um dos palcos mais tradicionais da história do futebol brasileiro.

+De fortaleza a ponto fraco: zaga do América-MG acumula falhas e Mancini faz trocas

O Estádio foi fundado no dia 25 de junho de 1950, para a Copa do Mundo realizada no Brasil. O primeiro jogo do campo foi entre Iugoslávia x Suíça. Com vitória dos eslavos por 3 a 0. Foi palco de uma das maiores zebras das Copas, a vitória dos EUA contra a Inglaterra por 1 a 0.

EUA 1 x 0 Inglaterra, copa de 50.

A arena passou a ser mandante de jogos do América em 1989, quando o antigo detentor do estádio, o Sete de Setembro, firmou contrato com o Alviverde para realizar as partidas. Porém, só em 1997 o gramado passou a ser unicamente do Coelho, com a incorporação do antigo dono pelo Deca.

+Juninho Valoura coroa boa atuação com gol e pede passagem no América-MG

Desde ai, são muitas histórias, títulos. Mas com certeza, os últimos 10 anos marcam a fase mais gloriosa do estádio, principalmente para os times Mineiros. O América disputa atualmente pela quarta vez o Brasileiro da Série A pós reforma. Em 2008, o Independência se modernizou, e virou referência para outros campos no país.

Torcida durante o jogo entre América x Juventude em 2017 – Foto: Mourão Panda / América

Em 2012 e 2013, com a reforma do Mineirão, Cruzeiro e Atlético começaram a mandar jogos lá. A grande história dessa fase do estádio, foi sem dúvida a Libertadores de 2013, vencida pelo Galo. Alguns dos grandes jogos daquela campanha aconteceram no Horto. Como por exemplo o duelo histórico contra o Tijuana, com a defesa clássica de Victor.

+Vagner Mancini lamenta resultado e explica mudanças no time do América-MG: ‘São novas ideias’

América-MG vs Tijuana, Libertadores 2014 foto de Bruno Cantini



Hoje, novamente o Coelho é o grande personagem do Independência. A equipe vivenciou alguns momentos recentes históricos, como as quartas da Copa do Brasil contra o Internacional. Ou até as oitavas contra o Corinthians. A Campanha na Série B de 2017, vencida pelo Coelho, também teve o Raimundo Sampaio como casa.

O próximo desafio do Coelho na Arena Independência é logo contra o Inter, às 20:30 do domingo (27).

Para saber tudo sobre o América-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo