Futebol Internacional

Argélia vence e classifica para a Copa do Mundo de 2026

Argélia antes da partida da classificação contra a Somália (Foto: Divulgação/Federação Argelina)

Os argelinos voltaram a competição depois de dez anos

Foto: Divulgação/Federação Argelina

Após ter ficado fora das duas últimas Copas do Mundo, a Argélia garantiu sua classificação para o mundial de 2026 depois de vencer a Somália em casa por 3 a 0. Amine Amoura marcou duas vezes e Riyad Mahrez, ex-Manchester City, também deixou sua marca no marcador. 

Com os resultados, os argelinos garantiram a primeira colocação do Grupo G, chegando aos 222 pontos com uma rodada de antecedência. Les Verts somam sete vitórias, um empate e uma derrota. 

Em campo, os argelinos dominaram a partida do começo ao fim. Logo no começo, Amine Amoura apareceu livre na área para aproveitar o cruzamento e abrir o placar em Orão. Poucos minutos depois, Farés Chaibi, do Eintrach Frankfurt, cruzou na medida para encontrar Mahrez, que bateu bonito para ampliar. 

Publicidade

Depois disso, Les Verts controlaram o ritmo dentro da partida e o terceiro parecia ser questão de tempo; ele chegou depois de uma grande jogada. Mahrez fez uma boa jogada individual e cruzou na medida para Amine Amoure marcar seu segundo e dar números finais ao confronto. 

A Argélia se classificou para a sua quinta Copa do Mundo e quebrou um jejum de mais de uma década sem se classificar para um Mundial; seu último foi o de 2014, no Brasil. Os argelinos viram suas duas últimas campanhas baterem na trave. Na última, viu Camarões marcar um gol no apagar das luzes e eliminar as Raposas do Deserto. 

No ciclo atual, os argelinos apostaram inicialmente na permanência de Djamel Belmadi, que conquistou a Copa das Nações Africanas em 2019, mas a seleção seguiu sem conquistar bons resultados e o técnico acabou sendo demitido após Les Verts terem sido eliminados ainda na fase de grupos da Copa das Nações Africanas de 2023. 

Quem assumiu seu lugar foi Vladimir Petković, ex-técnico da Suíça, e a seleção melhorou desde sua chegada. Sob o comando do bósnio, os argelinos fizeram uma eliminatória convincente e se classificaram em primeiro de sua chave. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo