Vasco

Arrancada, partida memorável contra o rival e classificação para a Sul-Americana; relembre alguns números da última passagem de Luxemburgo pelo Vasco

Foto: MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images

O técnico Vanderlei Luxemburgo foi anunciado, na última quinta-feira (31), como novo treinador do Vasco. Ele já havia comandado alguns treinos, porém sua coletiva de apresentação aconteceu nessa segunda-feira (4). Luxa volta ao Vasco após a boa passagem em 2019 – quando tirou o Cruz-Maltino da lanterna do Brasileirão e o colocou na Copa Sul-Americana de 2020. Luxemburgo terminou sua passagem anterior pelo Vasco com 15 vitórias, 12 empates e dez derrotas – em 37 jogos disputados.

CLÁSSICO EMOCIONANTE CONTRA O FLAMENGO

Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo

Uma das partidas que mais marcaram a passagem anterior de Luxa, foi o clássico contra o Flamengo, pela 34ª rodada do Brasileirão de 2019. Naquela oportunidade, o Rubro-Negro estava na final da Libertadores, era líder com folga no Brasileirão e entrava em campo com o favoritismo. A equipe do Fla abriu o placar com menos de um minuto com Éverton Ribeiro. Mas, o Vasco virou ainda no primeiro tempo com gols de Marrony e Pikachu. Entretanto, o Flamengo deixou tudo igual com gol de Rafinha – em que a bola desviou em Danilo Barcelos e entrou.

Na etapa complementar, Marcos Júnior fez o terceiro do Cruz-Maltino. Bruno Henrique marcou duas vezes e virou para o Flamengo. Porém, no fim, o marcante gol de Ribamar decretou o 4 a 4, no Maracanã.

NÚMEROS DE 2019

Luxemburgo assumiu o Vasco na quinta rodada do Brasileirão de 2019, em um empate por 1 a 1 contra o Avaí. Naquela altura, o Cruz-Maltino estava em último lugar, com apenas um ponto conquistado. Foram quatro jogos sem vitórias: com três derrotas e um empate. Com Luxa no comando, o Vasco terminou o Brasileirão em 12º lugar, com 49 pontos; 12 vitórias, 13 derrotas e 13 empates; 39 gols marcados e 45 sofridos. O aproveitamento de Luxemburgo, como técnico do Vasco, no Brasileirão, foi de 47% dos pontos disputados.

Além dos 34 jogos que comandou o time no Brasileirão, Vanderlei Luxemburgo ainda fez mais três amistosos a frente do Vasco. Nas vitórias contra o Rio Branco-ES, Foz do Iguaçu-PR e Atlético-GO. Somando todos os jogos, Luxemburgo terminou sua última passagem no Vasco com 51,3% de aproveitamento.

Para o treinador, o time da temporada 2020/21 tem a base da equipe que ele treinou em 2019. Segundo Luxemburgo, isso será um fator que pode facilitar seu trabalho e ajudar o Vasco a se livrar da zona de rebaixamento:

– A base foi mantida, a base está praticamente aí. Os da base eu também já conhecia. O trabalho vai ser muito facilitado em cima disso aí. Acho que quando a Patrícia me convocou para o Flamengo em 2010, também estava numa situação parecida. Conseguimos escapar e ficamos na Primeira Divisão. Não é uma coisa nova, é uma coisa que eu tenho coragem para fazer. Vamos botar toda a experiência com a coragem para fazer arregaçar a manga. Temos muito trabalho a fazer

Com Luxemburgo no comando técnico e em busca da arrancada, o Vasco visita o Atlético-GO, na próxima quinta-feira (7), no Estádio Antônio Accioly, às 21h, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Você acompanha tudo em Tempo Real no Esporte News Mundo.

Para saber tudo do Vasco, acompanhe o dia a dia do clube no site do Esporte News Mundo. Siga o ENM no Facebook, Twitter, e Instagram e fique por dentro do que acontece no Gigante da Colina.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo