Flamengo

Arrascaeta completa 300 jogos no Brasil com status de ídolo no Flamengo e atuações memoráveis

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Neste sábado (15), às 21h05, Flamengo e Fluminense se enfrentam pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca. A partida será especial para o meio-campista Arrascaeta, que completará 300 jogos desde que chegou ao Brasil, em 2015. De lá para cá, o uruguaio empilhou títulos e belas atuações, que o colocam como um dos melhores estrangeiros que já atuaram no futebol brasileiro.

Início no Cruzeiro

Foto: Divulgação/Cruzeiro

Arrascaeta chegou ao Brasil em 2015. Depois de vencer a concorrência do Inter, o Cruzeiro acertou a contratação do meia por R$ 12 milhões. Na época, ele tinha 20 anos e surgia como uma das principais promessas do futebol uruguaio, atuando pelo Defensor.

Depois de um início irregular em Minas Gerais, Arrascaeta começou a se destacar no Cruzeiro em 2016, quando marcou nove gols e deu seis assistências no Brasileirão daquele ano.

Uma parte do ano seguinte seria complicada, já que o uruguaio ficou alguns meses parado por conta de uma lesão no joelho. Mesmo assim, ele conseguiu conquistar o seu primeiro título com a camisa do Cruzeiro, sendo campeão da Copa do Brasil. O meia, inclusive, foi decisivo ao marcar um gol no jogo de ida da final, contra o Flamengo. Ambos os jogos terminaram empatados, com a equipe celeste vencendo nos pênaltis.

Arrascaeta voltou a ser decisivo na Copa do Brasil de 2018, ao marcar o gol que sacramentou o título no jogo de volta, na final contra o Corinthians. A partida foi marcada pela grande operação do Cruzeiro para ter o meia, que chegou do Japão após 25 horas de viagem e teve apenas algumas horas para descansar para o duelo.

No total, foram 188 jogos, 50 gols e 37 assistências pelo Cruzeiro. Além das duas Copas do Brasil, ele também conquistou um Campeonaro Mineiro.

Transferência para o Flamengo

Flamengo
Golaço de Arrascaeta contra o Ceará, em 2019. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

A chegada ao Rio de Janeiro aconteceu depois de uma novela longa. O Cruzeiro, que não queria se desfazer de seu principal jogador, fez jogo duro, mas cedeu com a vontade de Arrascaeta de se transferir para o Flamengo. A negociação custou cerca de 15 milhões de euros (R$ 63,7 milhões), a terceira maior venda da história do futebol brasileiro.

Assim como no Cruzeiro, o início da trajetória de Arrascaeta pelo Flamengo também foi irregular, já que o meia chegou a ser reserva em algumas partidas sob o comando de Abel Braga. Ainda assim, ele já mostrava suas credenciais e se destacou no título do Carioca de 2019.

Com a chegada de Jorge Jesus, o time inteiro do Flamengo cresceu durante aquele ano mágico, inclusive Arrascaeta. Logo na estreia do técnico português como mandante, o meia teve a maior atuação individual de sua carreira, quando marcou três gols e deu duas assistências na goleada por 6×1 sobre o Goiás.

Mesmo atuando em apenas 23 jogos no Brasileirão de 2019, por conta de algumas lesões, Arrascaeta foi um dos grandes destaques da campanha. O meia teve incríveis 27 participações em gol (13 gols e 14 assistências). Uma delas garantiu ao uruguaio o prêmio de gol mais bonito do torneio, em uma linda bicicleta contra o Ceará.

O meia também foi importante na conquista da Libertadores do mesmo ano, sendo eleito para a seleção do torneio. O jornal El País elegeu ele como terceiro melhor jogador da América do Sul em 2019. No fim daquele ano, muitos já o consideravam ídolo do Flamengo.

Arrascaeta manteve o protagonismo no Flamengo em 2020, mesmo com o ano irregular da equipe rubro-negra. No bicampeonato brasileiro, foram 8 gols e 10 assistências em 28 partidas. Apesar da queda precoce na Libertadores, o uruguaio também se destacou com um gol e quatro assistências em sete jogos.

Com isso, chegamos a temporada atual, que começou bastante positiva para o torcedor rubro-negro. Com o título da Supercopa do Brasil, a ida para a final do Cariocão e a bela campanha na Libertadores, os comandados de Rogério Ceni mostram que podem repetir o grande ano de 2019. E para Arrascaeta, não é diferente. Mesmo com as polêmicas em relação a renovação de contrato, o meia está voando e é o grande destaque do Flamengo atualmente.

Já são dois gols e duas assistências do uruguaio em apenas quatro jogos na Libertadores, além de marcar um dos gols no título da Supercopa, contra o Palmeiras.

Apesar do contrato até o fim de 2023, as incertezas em relação a uma renovação preocupam parte da torcida. Apesar disso, é difícil imaginar Arrascaeta deixando o Flamengo atualmente. O fato é que o uruguaio já fez história no Brasil, e tem tudo para seguir se destacando por aqui durante mais alguns anos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo