Futebol Internacional

Com um primeiro tempo alucinante, Arsenal goleia, elimina Slavia Praga e enfrenta o Villarreal na semifinal da Europa League

Foto: Gabriel Kutcha/BPI/Shutterstock via Imago Images

Nesta quinta-feira (15), o Arsenal foi até a República Tcheca para enfrentar o Slavia Praga no jogo de volta das quartas de final da UEFA Europa League. E com um primeiro tempo arrasador, os Gunners superaram a equipe tcheca por 4 a 0 e garantiram a vaga na semifinal. Pepé, Lacazette (2) e Saka foram os autores dos gols da partida. Na próxima fase, o time de Mikel Arteta irá enfrentar o Villarreal de Unai Emery.

Um início com um volume de jogo assustador do Arsenal e classificação encaminhada

Precisando reverter o placar agregado, o Arsenal começou os primeiros dez minutos de jogo com uma marcação em blocos altos. Saka, Pepé, Smith-Rowe e Lacazette formavam a primeira linha de pressão e obrigavam o Slavia Praga a sair de forma mais direta.

E a marcação forte funcionou. Aos 14 minutos, os Gunners recuperaram a bola no seu próprio campo e saíram em velocidade. Saka foi acionado pelo lado direito, conduziu para o meio e acertou um chute forte. A bola explodiu na trave. Porém, Smith-Rowe pegou a sobra e completou para o gol vazio. No entanto, depois de um período de checagem, o gol do jovem inglês foi anulado por impedimento.

Entretanto, o Arsenal não deixou o ritmo cair. Dois minutos após o gol anulado, Smith-Rowe fez uma excelente jogada na grande área e encontrou Pepé nas costas dos defensores. O marfinense dominou com calma, protegeu e bateu na saída do goleiro. 1 a 0 para os Gunners.

Mesmo com a vantagem no placar, o Arsenal voltou a pressionar. E a estratégia funcionou. Mais uma vez. Agora pela direita, Smith-Rowe fez a jogada e tocou para o meio da área. Hromada chegou atrasado e cometeu pênalti em Saka. Lacazette foi para a cobrança e mandou a bola no fundo das redes. Vantagem merecida para o clube londrino.

O Slavia Praga parecia entregue. O Arsenal começou em um ritmo alucinante e não deixava a equipe mandante ter um respiro. E o que estava ruim para os tchecos acabou piorando.

Aos 24 minutos do primeiro tempo, os Gunners recuperaram a bola no campo de defesa mais uma vez e saíram em transição rápida. Chambers saiu do marcador com condução, progrediu e acionou Saka no 1×1. O jovem inglês foi para cima e acertou um belo chute no canto esquerdo de Kolah. Três gols em sete minutos e um início dos sonhos para o time de Mikel Arteta.

Blocos de marcação mais baixos e uma postura mais cautelosa

Com o 3 a 0 no placar o Arsenal adotou uma postura mais conservadora. Marcava em blocos médios e baixos em um 4-4-2 / 4-5-1 e deixava a bola para o Slavia Praga. A proposta era simples. Roubar a bola e sair em transição rápida com Pepé, Saka e Smith-Rowe.

No primeiro tempo o clube londrino praticamente não deixou o Slavia Praga jogar. Mesmo com as suas linhas baixas, os Gunners marcavam de forma compacta e não deixavam os donos da casa criarem boas situações ofensivas. Uma primeira etapa dominante do time de Mikel Arteta.

Segundo tempo: controle absoluto do Arsenal e vaga garantida para a semifinal

No segundo tempo o Arsenal veio com a proposta de diminuir o ritmo e administrar a grande vantagem construída no primeiro tempo. Já o Slavia Praga só tinha uma única alternativa. Ir para cima dos Gunners e tentar o impossível.  E as substituições do técnico Jindřich Trpišovský logo no intervalo indicaram isso.

O Slavia até esboçou uma pressão no início da etapa complementar. Adiantou as suas linhas de marcação e tentou incomodar a construção ofensiva do Arsenal. No entanto, a execução da proposta não surtiu tanto efeito. Os Gunners saíam jogando e tinham o controle absoluto da partida.

Em algumas ocasiões, o clube londrino era quem adiantava os seus blocos e tentava pressionar o Slavia Praga na saída de bola.

Aos 22 minutos do segundo tempo, Arteta colocou Elneny no lugar de Smith-Rowe. Com a substituição, o Arsenal reforçou o seu poder de marcação no centro do campo e limitou os espaços para os tchecos em fase ofensiva.

Mesmo com uma proposta mais cautelosa, o Arsenal transformou o resultado em goleada. Pepé, grande destaque dos Gunners na Europa League, fez ótima jogada pelo lado esquerdo e achou Lacazette na área. O atacante francês dominou, fintou o zagueiro e chutou firme de esquerda. Uma noite espetacular do time de Arteta.

O duelo já estava definido. Depois do quarto gol, o Arsenal administrou ainda mais a vantagem e garantiu a vaga para a semifinal. Agora, o adversário será o Villarreal do técnico Unai Emery, ex-comandante dos Gunners.

 Agenda:

O próximo compromisso do Arsenal será no próximo domingo (18) contra o Fulham pela Premier League. Já o Slavia Praga também volta aos campos no domingo. O adversário será o Slovan Liberec, fora de casa, em jogo válido pelo Campeonato Tcheco.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo