Futebol Internacional

Arsenal vira para cima do Southampton e sobe na tabela da Premier League

Foto: Andy Rain - Pool/Getty Images

O Arsenal visitou o Southampton nesta terça-feira (dia 26) e venceu de virada por 3 a 1, em confronto válido pela 20ª rodada da Premier League. Os gols foram marcados por Nicolas Pépé, Bukayo Saka e Alexandre Lacazette pelos Gunners, e Stuart Armstrong pelos Saints. Com o resultado, a equipe de Mikel Arteta sobe para a oitava posição, enquanto o time de Ralph Hasenhüttl cai para a 11ª colocação.

Propostas ofensivas encaixaram

Já nos primeiros três minutos, os jogadores mostraram o que seria a etapa inicial: um jogo disputado, com as duas equipes buscando o ataque. Aos 1′, Bednarek errou um passe na saída de bola, e Lacazette recebeu lançamento entre a linha de defesa e o goleiro McCarthy, mas ele interferiu bem e fez a defesa. Aos 3′, James Ward-Prowse bateu escanteio ensaiado quase fora da grande área. Armstrong chegou de trás e pegou de primeira para abrir o placar para os Saints.

O empate do Arsenal não demorou. Aos 8′, Lacazette pressionou o zagueiro Stephens e forçou o segundo erro em saída de bola do time da casa. Os Gunners recuperaram a posse, giraram a bola na entrada da área, até que Xhaka tocou para Pépé. Ele dominou e chutou no canto, sem chance de defesa para McCarthy.

O primeiro tempo como um todo foi equilibrado, apesar do maior número de finalizações dos mandantes. O goleiro Leno precisou fazer uma boa defesa na cabeçada de Adams e viu o adversário chegar ao ataque em erro de David Luiz e jogadas construídas do campo defensivo.

Foi o Arsenal, no entanto, que alcançou o segundo gol antes. Aos 39′, Lacazette ligou Saka entre os zagueiros. O goleiro saiu, mas o camisa 7 foi mais rápido, driblo-o e balançou as redes para virar o placar.

Queda no ritmo de jogo

A etapa complementar começou em um ritmo mais devagar que o primeiro tempo. Os ataques tentaram manter o bom rendimento, mas tiveram dificuldade em transformar as jogadas em finalizações. Os Gunners chegaram três vezes na área adversária até os 60′, mas sem chutes a gol. A principal chance foi do Southampton, quando Walcott, ex-Arsenal, pegou firme na bola, mas Leno estava bem posicionado e fez a defesa.

Aos 72′, Cédric virou o jogo e encontrou Saka na ponta direita. Ele, de primeira, cruzou rasteiro na pequena área para Lacazette empurrar a bola e marcar o terceiro gol.

A próxima chance clara de gol foi apenas aos 86′, quando Ward-Prowse, especialista nas bolas paradas, cobrou falta perigosa no canto do goleiro, mas Leno saltou e espalmou.

O Arsenal foi mais preciso no ataque, com um aproveitamento de 56% nas finalizações, o que foi fundamental na construção do resultado. O Southampton tentou e fez um bom jogo, mas parou na boa atuação do goleiro Leno, responsável por quatro defesas providenciais.

Próximos compromissos

Ambas as equipes voltarão a campo no próximo sábado (dia 30) pela Premier League. O Arsenal receberá o vice-líder, Manchester United, e o Southampton jogará contra o Aston Villa em casa.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top