Futebol Internacional

Arthur Cabral é top 3 entre atacantes nordestinos com mais gols na Europa na atualidade; Everton Cebolinha é o sexto

Foto: Divulgação / FC Basel

Muitos jogadores nordestinos têm chamado atenção no futebol europeu. Na atualidade, seis atacantes nascidos na região do Nordeste vivem grande fase de artilharia no Velho Continente. Entre eles, o paraibano Arthur Cabral, atacante do FC Basel-SUI, é top3 entre os atacantes nordestinos que mais marcaram gols na Europa na atualidade tendo marcado 56 vezes. O cearense Everton Cebolinha, que hoje defende o Benfica-POR, balançou as redes oito vezes e aparece em sexto. A lista é encabeçada por Roberto Firmino, do Liverpool-ING, que fez 137 gols. Dados foram divulgados pelo perfil Copa do Nordeste e atualizados pelo Esporte News Mundo.

Jogador que mais vezes balançou as redes adversárias pelo futebol europeu na temporada 2020/2021 e já contando com 18 gols em 14 jogos em 2021/2022, Arthur Cabral tem sido um dos grandes nomes no esporte da bola redonda no Velho Continente. Paraibano de Campina Grande, ele é o terceiro atacante com mais gols dentre os nordestinos que atuam no continente europeu. Vestindo a camisa do Basel, o jogador está na sua terceira temporada europeia e marcou 56 gols em 89 partidas oficiais, ainda contando com 12 assistências. Esses dados contabilizam o número de vezes em que o camisa 10 dos RotBlau’s foi decisivo nesses três anos. Em 2018, Arthur foi vice-artilheiro do Brasil com 17 gols pelo Ceará, clube que o revelou. No ano seguinte, ele seguiu para o Palmeiras, mas pouco teve oportunidade com Luís Felipe Scollari, o Felipão.

O cearense Everton Cebolinha, criado pelo Fortaleza e revelado no Grêmio-RS, aparece em sexto tendo marcado oito vezes em 59 jogos. Desde que chegou ao Benfica, a pedido do técnico Jorge Jesus, ex-Flamengo, o ponta não vive boa fase e até sofreu ameaças por parte da torcida portuguesa. Na temporada passada, foram 48 partidas, oito gols e 10 assistências. Na atual, são 11 duelos e um passe para gol.

Já na sua 12ª temporada atuando no futebol europeu, Roberto Firmino é o primeiro atacante que mais marca gols na Europa da lista dos jogadores que são do Nordeste. O alagoano começou no CRB-AL, mas ainda nas categorias de base seguiu rumo ao Figueirense-SC e lá foi revelado. Em 2010/2011 deu início à sua trajetória no Velho Continente pelo alemão TSG Hoffenheim onde ficou por cinco temporadas e marcou 49 vezes em 153 jogos e deu 27 assistências. Depois, se transferiu para o gigante inglês Liverpool, que defende desde 2015/2016. Pelos britânicos, atacante nascido em Maceió-AL esteve em campo em 295 confrontos e decidiu com 88 gols, além de 62 assistências. Com nada menos que 448 duelos no futebol da Europa, Firmino contabiliza 137 gols e 89 assistências.

Roberto Firmino é o atacante nordestino com mais gols na Europa. Foto: Divulgação / Liverpool

Conterrâneo de Arthur Cabral, o paraibano Matheus Cunha, recém-chegado ao Atlético de Madrid-ESP, começou sua carreira na Europa pelo FC Sion-SUI e depois jogou pelos alemães RB Leipzig e Hertha BSC. Seus números detalhados em solo europeu desde 2017/2018 são 12 assistências em 192 partidas e 31 gols.

A lista ainda é completa pelo paraibano Tiquinho Soares, jogador do Olympiacos, e o pernambucano Joelinton, do Newcastle. Ambos atuam no futebol europeu desde 2015/2016. O atacante da cidade de Sousa-PB aparece como vice-artilheiro entre seis com 222 jogos e 93 gols, além de 15 assistências. Ele já defendeu equipes portuguesas como Nacional, Vitória Guimarães e Porto, além de também ter atuado na Ásia, mais precisamente pelo chinês Tianjin Teda.

Revelado pelo Sport, o pernambucano Joelinton é o quarto no quesito com 42 tentos e 16 passes que terminaram em gols de seus companheiros em 201 partidas em terras europeias. TSG Hoffenheim-AL, Rapid Wien-AUS e Newcastle-ING são as equipes que foram defendidas pelo jogador de Aliança-PE na Europa.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo