Olimpíadas

Tóquio 2020: Arthur Zanetti fica fora do pódio nas argolas; Caio Souza erra no Salto

Arthur Zanetti fica fora do pódio nas argolas em Tóquio 2020
Ricardo Bufolin /CBG

Arthur Zanetti ficou com a oitava  colocação nas argolas da final individual por aparelhos dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O brasileiro, campeão olímpico em Londres 2012 e vice no Rio 2016, arriscou uma série com uma dificuldade mais alta, mas sofreu uma queda na saída do aparelho, que o deixou sem chance de pódio. Liu Yang, da China, se tornou o novo campeão olímpico das argolas. A prata ficou com o outro chinês Hao You, e o Eleftherios Petrounias, da Grécia, bronze.

Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM

Na final das argolas, no torneio do Japão, os atletas apresentaram séries de alto nível de dificuldade na busca pela medalha dourada. O chinês Liu Yang, campeão mundial de 2014, executou uma série brilhante, abriu grande vantagem e atingiu a nota de 15.300. A segunda colocação foi para o seu compatriota, Hao You com 15.300. Já o campeão olímpico do Rio-2016, Eleftherios Petrounias da Grécia, obteve a nota de 15.200 e ficou com o bronze.

Já Arthur Zanetti abriu a final do aparelho e arriscou uma série com dificuldade maior na final, com relação a etapa classificatória. Arriscou uma saída diferente para tentar brigar pela medalha, mas sofreu uma queda na execução do triplo mortal grupado. Com a nota de 14.133, o brasileiro ficou fora do pódio.

++ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

Na etapa classificatória, Arthur Zanetti ficou com a quinta melhor nota, 14.900, logo atrás de Eleftherios Petrounias (15.333), da Grécia. Na sequência, o chinês Liu Yang (15.300), Samir Ait Said (França, 15.066) e Ibrahim Çolak (Turquia, 14.933), campeão mundial no aparelho em 2019.

O brasileiro foi o primeiro ginasta do mundo a conquistar uma medalha nas argolas em três edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, ouro em Londres-2012 e prata na Rio-2016. Em três participações nos Jogos Pan-americanos – Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019 -, conquistou seis medalhas: três ouros e três pratas.

Caio Souza falha no salto e fica sem medalha

Na final da prova do salto, Caio Souza apresentou um salto Tsukahara com tripla pirueta e deu um pequeno passo na chegada. Na segunda apresentação, o ginasta tentou fazer um Dragulescu, mas não conseguiu altura suficiente e acabou realizando um duplo mortal grupado e ainda caiu sentado. A média do brasileiro na final foi 13.683 . O pódio foi formado por Shin Jeahwan (Coreia do Sul), Denis Abiazin (Comitê Olímpico Russo) e Artur Davtyan (Armênia)

Na etapa de classificação, Caio Souza se classificou na sétima colocação entre os oito finalistas, com média de 14.700, após somar 14.600 e 14.800 no exercício.

Em sua primeira participação em Olimpíada, Caio Souza de despede da competição com a oitava colocação no salto e  17º no individual geral. O brasileiro é o atual campeão panamericano.

Caio Souza erra no salto e fica sem medalhas em Tóquio
Gaspar Nobrega/COB
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo