UEFA Champions League

Artilheira da Liga dos Campeões e vencedora do Bola de Ouro: Conheça Ada Hegerberg

Foto: Reprodução Instagram

No Brasil, quando falamos de futebol feminino, nomes como Cristiane e Marta são os primeiros a aparecer. Mas o que nem todo mundo sabe é que existem outros nomes do esporte com trajetórias tão vencedoras quanto a das brasileiras.

Um deles é o da norueguesa Ada Hegerberg, de apenas 25 anos. Atleta da equipe do Olympique Lyonnais, da França, a jovem atacante acumula uma lista de troféus na carreira. Entretanto, a jogadora também é conhecida por ser ativa na luta por igualdade de gênero.

Ada iniciou sua carreira no futebol feminino aos 15 anos, no Kolbotn IL, onde ficou de 2010 a 2011. Foi pelo seu primeiro clube que veio seu primeiro reconhecimento. Foi eleita a melhor atleta da liga, e a primeira a marcar um hat-trick na competição. Pelo Kolbotn atuou em apenas 30 jogos, mas marcou 15 gols.

Em 2012 assinou contrato com o Stabaek, junto com a sua irmã Andrine, que também joga futebol. Mais uma vez Ada foi artilheira do time, com 18 partidas e 25 gols. O sucesso das irmãs rendeu um contrato para o Campeonato Feminino da Alemanha.

Em 2013 Ada e a irmã Andrine foram transferidas para o Turbina Potsdam, clube da Alemanha. Depois de dois vices campeonatos, entretanto, Ada finalmente chegou ao Lyon. Enquanto isso, Andrine, foi ao Paris Saint-Germán.

No Lyon

Mas foi no Lyon Ada atingiu o apíce de sua carreira. Em 15 competições, venceu 13. Foi campeã da Champions League por quatro vezes, cinco vezes campeã do Campeonato Francês feminino e quatro vezes campeã da Copa da França.

Individualmente, Ada venceu o Norwegian Gold Ball 2015 de melhor atleta do futebol da Noroegua. A primeira mulher a vencer o prêmio desde 1995. Conquistou também o BBC Woman’s Footballer of the Year em 2017 e 2019. Venceu também como a melhor jogadora de futebol feminino da Europa em 2016, e o Bola de Ouro de 2018. Primeiro prêmio entregue a uma mulher.

Mas além do futebol, Ada se destaca por seu ativismo como feminista. Em 2017 a atleta rompeu com a Associação Noroeguesa de Futebol ( Norges Fotballforbund ) cobrando mudanças salariais para às jogadoras e melhores condições no futebol feminino do país.

Em resposta, a Federação assinou um termo de compromisso prometendo melhorias, mesmo assim Ada decidiu não se juntar a Seleção na Copa do Mundo Feminina de 2019.

No início de 2020, Ada assinou contrato milionário com a Nike. Pela primeira vez na história, uma jogadora recebe uma quantia na casa dos milhões em termos de patrocínio, se aproximando aos contratos fechados com atletas homens.

Champions League

Ada segue como parte importante no elenco do Lyon. O time, atualmente, está disputando as quartas de final da Liga dos Campeões Feminina. O Lyon é o maior vencedor da competição, com seis taças. Mas a equipe não tem apenas Ada, o time conta também com a estrela Wendie Renard.

Ada entra em campo com o Lyon neste sábado (22), contra o Bayern de Munique, às 15h com transmissão do Esporte News Mundo.

Em seu discurso no Bola de Ouro em 2018, após vencer o primeiro prêmio no futebol feminino, Ada deixou um discurso forte.

“Criar um prêmio feminino é um grande passo para o futebol feminino. Juntas, nós faremos a diferença. Eu termino esse discurso direcionando a palavra às meninas de todo o mundo: por favor, acreditem em vocês”.

PARA SABER TUDO SOBRE A CHAMPIONS LEAGUE FEMININA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERFACEBOOK E INSTAGRAM.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo